Menu fechado

Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone

A celebração do Dia do Vinho Brasileiro, em Bento Gonçalves, ocorre no dia 24 de agosto, a partir das 10h, na Praça Achyles Mincarone, bairro São Bento. Em caso de chuva, o evento será realizado na Rua Coberta.  A realização é da Prefeitura através das Secretarias de Turismo, Cultura, Agricultura, co-realização Consevits, apoio do Segh Região Uva e Vinho e Sicredi.

Na programação variada e pluricultural, gastronomia, agroindústria familiar, vinícolas, artesanato e outras atrações, além de muito som com as bandas do cenário musical de Bento Gonçalves como 2 por Litro, Alan Prudêncio e Willian Hamon, além da Cinnamon Jazz.

Conforme o secretário de Turismo, Henrique Nuncio, “nosso evento é como um bom vinho que está sendo maturado para desenvolver aromas e sabores. Tivemos dois fins de semana de chuva que impediram a realização das ações. Mas agora estamos confiantes de que vai ser um dia incrível. Já que nossa cidade é a Capital Brasileira do Vinho, podemos celebrar a data em agosto também”, disse.

Serviço: 
O que: Dia do Vinho em Bento Gonçalves
Data: 24 de agosto
Horário: 10h às 18h
Entrada gratuita
Agroindústria familiar, menarosto, gastronomia, vinícolas, artesanato e outras atrações

Confira a programação musical:
10h30 – Alan Prudêncio
12h – 2  Por Litro Acoustic Band
14h – Willian Hamon trio
16h – Cinnamon Jazz

________

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Secretaria de Turismo recebe representantes da Giordani Turismo para apresentação de produtos e serviços

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves recebeu, nesta semana, as representantes da Giordani Turismo, Bruna Dall Agnol e Josiane Felippe, para uma reunião de aproximação e troca de informações sobre os principais atrativos operados pela empresa: o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, o espetáculo Epopeia Italiana e o City Tour Ciao Bus.

Durante o encontro, foram apresentados detalhes sobre o funcionamento das operações, a história da empresa e a experiência oferecida aos visitantes que buscam vivenciar a cultura, a história e a hospitalidade da região. A iniciativa contribui para o alinhamento entre a iniciativa privada e o setor público, fortalecendo a divulgação e o atendimento ao turista.

Como forma de incentivo à vivência dos atrativos, os colaboradores da Secretaria foram presenteados com vouchers para o passeio de Maria Fumaça e o Ciao Bus. A ação reforça a importância da integração entre o poder público e a iniciativa privada para a promoção conjunta de Bento Gonçalves como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

___________

Secretaria de Turismo BG

Fimma Brasil supera expectativa de público e se consolida como evento estratégico para o setor moveleiro

17ª Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) provou que os eventos presenciais continuam fundamentais para o fortalecimento de relacionamentos, parcerias e negócios no setor moveleiro. Realizada de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), a Fimma 2025 reuniu mais de 300 marcas nacionais e internacionais e superou o número de visitantes projetado, atraindo 20.750 pessoas em busca de máquinas, matérias-primas, tecnologia, ferramentas e serviços, entre outros segmentos.

Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade promotora da feira, celebra o sucesso do evento que, neste ano, teve o dobro do tamanho. “Diretores e equipe tinham o desafio de retomar a grandiosidade da Fimma. Entregamos ao mercado uma feira mais completa, com novos segmentos, novas marcas e mais inovação. As expectativas foram todas superadas. Muitos expositores e visitantes satisfeitos com tudo o que vivemos aqui nesses quatro dias. A Movergs encerra essa Fimma já se preparando para a próxima edição”, comenta. A 18ª Fimma Brasil será de 09 a 12 de agosto de 2027.

Com projeção de R$ 1,74 bilhão em negócios gerados, a Fimma 2025 recebeu público de todas as regiões do Brasil e 31 países. Gestores de indústrias, marceneiros, arquitetos, designers, representantes e importadores estiveram frente a frente com os principais fornecedores da cadeia produtiva de madeira e móveis. O diretor Internacional da Movergs, Daniel Segalin, ressalta a relevância da feira para o mercado global, especialmente na América Latina. “O Brasil hoje, como produtor de máquinas e insumos para móveis, produz muita tecnologia. Então o importador vem à Fimma para buscar soluções e materiais que aprimoram ainda mais os seus processos produtivos”, afirma.

Para Jorge Alvarez, empresário que veio da Colômbia, o Brasil é uma referência em móveis. “Vim principalmente fortalecer a relação que temos com os fornecedores brasileiros. Consideramos que eles têm um avanço maior que o nosso, então vir aqui é poder aprender mais, fortalecer relações. Estar na feira me mostrou novas oportunidades que eu nem imaginava quando cheguei”, relata.

As ações de negócios tiveram reforço na Fimma Brasil 2025. Importadores de países-alvo vindos a convite da organização e um Lounge VIP para atender ao público estrangeiro confirmaram o posicionamento da feira como um evento de alcance global. Por meio de uma parceria inédita com o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), 15 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) gaúchas de segmentos como ferragens, tecnologia, embalagens, tintas, vidros e máquinas marcaram presença em um estande coletivo e participaram de rodadas de negócios internacionais. O grupo havia recebido consultoria estratégica antes da Fimma e terá mais um encontro de assessoria após a feira. Esse projeto conta com o apoio de entidades como CNI, Sebrae, Fiergs, Unisind e Sindmóveis Bento Gonçalves.

Outra ação internacional foi o Projeto Comprador do Brazilian Furniture – realizado pela Associação Brasileiras das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que levou à Fimma 10 importadores de oito países. “O Brasil vem demonstrando sua maturidade industrial e capacidade de atender às diferentes frentes da cadeia moveleira em todo o mundo. Levar o Projeto Comprador à Fimma é fortalecer esse posicionamento”, avalia Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel.

Fomentando também os negócios no mercado brasileiro, a Fimma realizou cerca de 270 rodadas de negócios nacionais em parceria com o Sebrae RS. O coordenador setorial moveleiro da entidade, Andrei Carletto, diz que as rodadas de negócios nacionais realizadas durante a feira reforçam o papel estratégico que o Sebrae e a Movergs exercem no fortalecimento da cadeia moveleira. “Para as pequenas empresas, esses encontros representam uma ponte concreta com o mercado, possibilitando acesso a novos canais de comercialização e conexão direta com compradores qualificados de diferentes regiões do país. É uma dinâmica eficiente, que valoriza o tempo dos empreendedores e gera resultados reais. Mais do que ampliar oportunidades, as rodadas promovem visibilidade, competitividade e a inserção das MPEs no mercado brasileiro”, sintetiza.

PORTA DE ENTRADA PARA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Mais do que um espaço “instagramável”, a Praça de Inovação da Fimma Brasil 2025 chancelou o compromisso da feira em ser a porta de entrada para tecnologia e inovação no setor moveleiro. Com um projeto arquitetônico imponente e sustentável (a estrutura era à base de papel estruturado), o espaço reuniu informações sobre os caminhos da inovação, demonstrações de robótica e software, cases de expositores e as startups de tecnologia Easypro Tech, Energia das Coisas, Meu Resíduo, Trashin, Vib Master, CLL Dados, AKR Sistemas, Neo Point/ Speedy Factory, Cool Tea, IIOT, Evolutur e MGZPROD.

O ponto alto da Praça de Inovação foi a programação de palestras, que contemplou temas como arquitetura, design, gestão de negócios e indústria. Entre os destaques, atrações como o futurista Tiago Mattos, o mentor de marcenaria Fernando Imazu e a arquiteta Priscilla Bencke. Dois exemplos de sucesso de público foram os painéis “Indústria Delas”, realizado em parceria com o Simecs e que reuniu mulheres líderes do setor industrial, e o encontro entre CEOs de indústrias de móveis que teve como tema “Como lidar com a escassez da mão de obra na indústria moveleira”.

APROVADA POR TODA A CADEIA MOVELEIRA
Diretor criativo da Bertolini, Gustavo Bertolini fala sobre a feira como ponto de conexão para indústrias e fornecedores. “Gostei muito da Fimma. Me surpreendeu por não ser focada só em produto, mas também em tecnologia e concepção de design. Serviços, inteligência artificial, não só na manufatura. Consegui me conectar com outras empresas que não vinham há muito tempo para a Fimma. A feira voltando a ser um motor de inovação, conectado com design e maquinário”, comenta.

Em 2025, a Fimma Brasil também chamou a atenção de marceneiros, arquitetos e designers que trabalham com projetos de mobiliário. A feira surpreendeu tanto os profissionais que já haviam participado de outras edições quanto os que visitaram pela primeira vez. “Chamou a atenção a gama gigante de produtos e principalmente os conteúdos, que é uma forma de agregar todas as pontas. A gente não está falando só de maquinário, de matéria-prima, mas sim de muitos produtos já acabados que podem contribuir para o mobiliário. Isso nos inspira a criar através da cultura do design. Aqui a gente consegue enxergar o que a indústria é capaz de produzir para assim criar os produtos mais direcionados para o nosso público”, resume a arquiteta e designer de produto Aline Dametto.

A programação também foi aprovada por profissionais da marcenaria. “A Fimma desse ano foi um divisor de águas. Hoje o marceneiro tem que entender que a tecnologia veio ajudar, não prejudicar. O marceneiro é muito operacional, mas tem que entender que o cenário do setor moveleiro mudou e ele precisa estar antenado com gestão, venda e tendências”, enfatizou o marceneiro Edriano Bittencourt.

SOBRE A FIMMA BRASIL
Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil está entre os cinco eventos mais importantes do mundo voltados à geração de negócios entre fornecedores e fabricantes de móveis – atraindo indústrias, marcenarias e arquitetos que trabalham com movelaria. Proporciona oportunidades de parcerias nacionais e internacionais, conhecimento e networking.

SERVIÇO
O quê: Fimma Brasil 2025
Quando: 04 a 07 de agosto, das 10h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS (alameda Fenavinho, 481)
Realização: Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)
Patrocínio: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, Banrisul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Apoio da Praça de Inovação: Sebrae RS; Senai-RS; Inova RS; Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região); Instituto Hélice; Tecno UCS; InovaBento

___________

fimma.com.br

Secretaria de Turismo acompanha lançamento da campanha “O Sul Tchê Espera”

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves esteve presente, nesta quarta-feira (07), no evento de lançamento da campanha “O Sul Tchê Espera”, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa marca uma nova fase para o setor turístico gaúcho, com foco na promoção integrada dos destinos e no fortalecimento da imagem do estado como referência nacional em turismo.

Conduzido pelo secretário de Estado do Turismo, Ronaldo Santini, e pelo governador do Estado, Eduardo Leite, o evento reuniu autoridades, lideranças do trade e representantes de entidades do setor. Na ocasião, foi assinando um termo de cooperação com o Sebrae RS, ABAV-RS, UGART e MTG-RS, reforçando o compromisso com ações conjuntas para impulsionar o turismo em todo o território gaúcho.

Durante o lançamento, também foram anunciados novos investimentos e estratégias de divulgação que visam aumentar o fluxo de visitantes, valorizar a cultura local e estimular a economia nas diferentes regiões turísticas do estado.

A participação da Secretaria reforça o compromisso de Bento Gonçalves com o desenvolvimento regional e com iniciativas que contribuam para a promoção conjunta do turismo no Rio Grande do Sul. A campanha será veiculada em diferentes plataformas e posiciona o estado como um destino preparado para receber visitantes durante todo o ano.

___________

Secretaria de Turismo BG

Fimma ocorre até 07 de agosto em Bento Gonçalves

Nesta segunda-feira (04), iniciou em Bento Gonçalves a 17ª FIMMA Brasil 2025. O evento ocorre até 07 de agosto, no Parque de Eventos, com expectativa de atrair 15 mil visitantes de 25 países e gerar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios.
Em uma estrutura de 58 mil metros quadrados (o dobro em relação aos últimos anos), a Fimma Brasil 2025 conta com mais de 300 expositores nacionais e internacionais, apresentando soluções para toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Máquinas, matérias-primas, vidros, ferramentas, tecnologia, iluminação, tecidos, tintas e serviços de logística estão entre os segmentos que atendem às demandas de indústrias e marcenarias – além de arquitetos e designers que trabalham com mobiliário.
Na cerimônia de abertura, o presidente da MOVERGS Euclides Longhi, destacou a visão de vanguarda da Movergs ao criar a feira, em 1993. “A entidade entendeu a importância de uma feira que trouxesse tecnologia e inovação para o setor moveleiro, aproximando fornecedores e fabricantes de mobiliário. Hoje, a Fimma está entre os cinco eventos mais importantes do mundo em seu segmento”, lembrou.
O prefeito Diogo Siqueira exaltou a importância do setor. “Está começando a maior Fimma dos últimos anos e eu preciso agradecer a todos que fazem parte por todo o empenho há meses. Em um momento de um novo desafio com o tarifaço esse evento é a resposta para mantermos nossa força como região, como setor moveleiro, para que consigamos sair mais fortes de tudo isso”.
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa Pepê Vargas, Deputado Estadual Guilherme Pasin, presidente da Fiergs Claudio Bier, da Abimóvel Irineu Munhoz, entre outras autoridades.

“O Último Trem” estreia em Bento Gonçalves com sessão lotada

Na última sexta-feira, 1º de agosto, o média-metragem “O Último Trem”, da proponente bento-gonçalvense Patrícia Larentis com direção de Boca Migotto, estreou no Movie Arte Cinema do Shopping Center Bento Gonçalves. Com sala lotada, a sessão contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, da Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, além de representantes dos apoiadores, membros da imprensa, familiares e amigos. Ao final, o público brindou o sucesso da estreia com espumantes da NOVA Vinhos e Espumantes e Nova Aliança Vinícola Cooperativa.

A equipe brindou o sucesso, juntamente com representantes das empresas e entidades que não mediram esforços para possibilitarem que a produção pudesse ser concluída, como Giordani Turismo, Shopping Bento, Movie Arte Cinema, Bento Film Commission, SEGH – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Bento e Região Convention & Visitors Bureau, Orquídea, Plaza Hotel & Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, Di Paolo, Casa Rigo, House Restaurante, Forasteiros Lanches, NOVA Vinhos e Espumantes, Nova Aliança Vinícola Cooperativa e Conceitocom Brasil.

Na ocasião, o público presente conferiu na tela grande do cinema a produção filmada em Bento Gonçalves, com a narrativa que se passa em uma noite, numa estação de trem deserta, e propõe inúmeros níveis de leitura. Vida, morte, passado e presente, nossas memórias sobre trilhos ou a partir da sala de cinema escura são os assuntos tratados ao longo do diálogo inusitado entre os personagens de Macária (Liane Venturella) e Augusto (Nelson Diniz).

Após a sessão, o diretor do filme, Boca Migotto, juntamente com a proponente do projeto, Patrícia Larentis, e a Diretora de Produção, Deise Chagas, compartilharam com o público presente as alegrias e os desafios da realização de uma produção audiovisual. A equipe do filme, formada por profissionais de Bento Gonçalves e de Porto Alegre também esteve presente.

Evandro Soares destacou a qualidade do filme, tanto no seu aspecto técnico quanto de narrativa.

“O Último Trem’ marca os 25 anos de Boca Migotto, um dos mais prolíficos diretores do Rio Grande do Sul. Um filme pleno de significados onde destacamos a maestria profissional de uma crônica de um sonho, da realidade, ou das duas juntas? Uma história leve, por vezes divertida, por vezes onírica, por vezes brincando de autoficção, onde a paisagem noturna de uma estação evoca imaginação e memória. Sem sombra de dúvida um feito deste escritor das imagens criado a partir do Edital de Bento Bento Gonçalves da Lei Paulo Gustavo”.

Daniela Sandrin Copat, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, ressaltou de como o média-metragem traz a excelência profissional da equipe, atores e atrizes e do diretor.

“Boca Migotto já escreveu seu nome dentro da Cultura do Rio Grande do Sul. Sua carreira reflete um autor, um artista que (re) criou diversas histórias, tendo como cenário a nossa Serra Gaúcha. ‘O Último Trem’ é uma obra carregada de simbolismos e nos enche os olhos de orgulho, pois o resultado na tela reflete o compromisso da equipe de entregar um produto de qualidade e de esmero técnico e narrativo. Parabéns a todos!”.

 A produção segue agora para a apresentação em escolas e pontos de cultura do município. Na próxima sexta-feira, dia 08/08, os alunos da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone, receberão o filme, e no dia 10/08, estará no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.

“O Último Trem” foi contemplado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Mais informações no Instagram: @oultimotrem_filme

SOBRE “O ÚLTIMO TREM”

Sinopse

Numa noite qualquer Augusto chega à Estação para tomar seu trem. Augusto não gosta de viajar, nem de cinema. Para ele, bom mesmo é ficar em casa. Mas algo o levou àquela plataforma onde encontra Macária. Sentada, sozinha, na penumbra, ela parece aguardar por ele. É ela que o adverte sobre o trem que não chegará naquela noite. Inconformado e desconfiado, Augusto se senta ao lado dela e aguarda. Só pode ser uma brincadeira, afinal, lhe venderam o bilhete e, portanto, o trem deve estar chegando. Não está. E enquanto espera, ambos conversam sobre o tempo que passou. Como os trens pela plataforma, como o cinema projetado sobre as telas brancas em salas escuras, a conversa entre eles nos levará à revisitar, também, o nosso próprio passado. Mesmo que nem o tenhamos vivido.

Ficha técnica

Direção: Boca Migotto

Roteiro: Boca Migotto e Patrícia Larentis

Elenco: Liane Venturela, Nelson Diniz e Solana Corrêa. Figuração de Arthur Larentis Tansini.

Produção Executiva: Fernanda Etzberger e Patrícia Larentis

Direção de Produção: Deise Chagas

Direção de Fotografia: Leco Petersen

Som Direto: Juan Quintáns

Desenho e Mixagem de Som: Juan Quintáns

Estúdio de Som: Convulsion Epics

Assistente de Câmera: Mavi Prado

Elétrica: Jorge Formiga

Produção de Set: Misael Castro

Figurino: Deise Ceccagno

Maquiagem: Juliana Gomes

Montagem: Eduarda Jacobs

Colorimetria e Finalização: Leco Petersen

Design Gráfico: Vinícius Rodrigues

Motorista: Rodrigo Metzler

Acessibilidade: Néftali Filmes

Audiodescritor: Bruno Krieger

Assessoria Contábil: RLago Contabilidade

Assessoria de Comunicação: Patrícia Larentis

Produtora de Bento Gonçalves participa do filme oficial do Rally dos Sertões 2025

A Tangram Content, produtora audiovisual com sede em Bento Gonçalves, está envolvida na produção do documentário oficial do Rally dos Sertões 2025, o maior rally das Américas. O projeto é realizado em parceria com a siete.doc, de Porto Alegre, e tem lançamento previsto para dezembro.

Com mais de 3.300 km de percurso, a prova atravessa cinco estados brasileiros em oito etapas, reunindo 159 veículos entre motos, carros, UTVs e quadriciclos. Todo esse universo está sendo registrado pelas lentes das duas produtoras gaúchas, que somam experiência, sensibilidade e técnica para contar a história da competição muito além da velocidade.

A siete.doc já participou de outras duas edições do Sertões, com os documentários Além da Poeira (2022) e Sete Solos (2024), sempre buscando destacar os bastidores e os personagens reais da prova. Neste ano, convidou a Tangram para somar ao projeto com sua bagagem em produções institucionais e documentais de impacto.

De Bento Gonçalves, a Tangram já realizou projetos para marcas como Panasonic e Colombo, além de documentários como Nem eu sei tudo, sobre o coletivo Nest Panos, e Abaré, que retrata a atuação de uma UBS fluvial na Amazônia.

“É um orgulho imenso representar Bento nesse projeto tão grandioso, que é mais do que uma competição: é uma jornada cheia de histórias humanas e transformações”, destaca Lucas de Souza, sócio da Tangram Content.

“A gente acredita em narrativas reais, que vão além do óbvio e escutam as pessoas. E o Sertões é isso: encontros, desafios, contrastes. É Brasil puro”, complementa Dehner Guth, da siete.doc.

_________________

Fonte: SEMTUR BG

Bento Gonçalves recebe a Fimma Brasil 2025 a partir do dia 4 de agosto

Na próxima semana, Bento Gonçalves volta a ser palco de um dos maiores eventos do setor moveleiro da América Latina. De 04 a 07 de agosto, a cidade sedia a Fimma Brasil 2025 – Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, realizada no Parque de Eventos Fundaparque.

Voltada ao público profissional e com foco em negócios, a Fimma Brasil é uma feira que reúne expositores dos mais diversos segmentos ligados à indústria moveleira, como máquinas, ferramentas, ferragens, matérias-primas, tecnologia, tintas, acessórios e embalagens. A visitação é altamente qualificada, recebendo empresários, arquitetos, engenheiros, lojistas, designers, marceneiros e compradores internacionais oriundos de mais de 30 países.

A realização de eventos como a Fimma reforça a vocação de Bento Gonçalves como destino consolidado do turismo de negócios, oferecendo infraestrutura, conectividade, rede hoteleira e experiências diferenciadas para quem participa de feiras, congressos e encontros profissionais. Além de fomentar a economia e gerar oportunidades para diversos setores, a Fimma Brasil projeta Bento Gonçalves para o cenário internacional, promovendo o desenvolvimento e a inovação da indústria, em um ambiente que une negócios e hospitalidade.

_________________

Fonte: SEMTUR BG

Ciclovia no Vale dos Vinhedos avança com investimento de R$ 4,5 milhões

Um projeto sonhado há quase duas décadas começa a tomar forma em um dos destinos mais emblemáticos do Brasil. Está em andamento a construção da Ciclovia no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, uma obra que integra o Plano Rio Grande, por meio do programa Avançar, com investimento conjunto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal, somando cerca de R$ 4,5 milhões em pavimentação.

A ciclovia representa um novo capítulo para o turismo da região, ampliando a vocação do Vale dos Vinhedos para além do enoturismo. O objetivo é estimular o turismo esportivo, promover novas experiências aos visitantes e incentivar a prática de atividades físicas entre os próprios moradores.

O projeto foi idealizado em 2005, quando o Vale dos Vinhedos já se destacava como destino pioneiro do enoturismo no país. Agora, quase 20 anos depois, a obra avança com a conclusão de etapas importantes como a drenagem, infraestrutura elétrica e pavimentação.

“É um sentimento de gratidão por ver um sonho finalmente se tornando realidade”, destaca Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora da Aprovale.

A ciclovia no Vale dos Vinhedos reforça o compromisso do município e do Estado em qualificar os atrativos turísticos, garantindo mais infraestrutura, segurança e diversidade nas experiências que Bento Gonçalves oferece ao Brasil e ao mundo.

_________________

Fonte: SEMTUR BG

Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Secretaria de Turismo realiza atualização gratuita dos alvarás de empreendimentos turísticos

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves está realizando a atualização dos alvarás de empreendimentos turísticos do município. O processo é totalmente gratuito e tem como principal objetivo manter o cadastro atualizado dos empreendimentos de serviços turísticos que atuam na cidade.

Empresas, empreendimentos e profissionais do setor — como meios de hospedagem, vinícolas, atrativos turísticos, agências de turismo, transportadoras turísticas, entre outros — devem procurar a Secretaria para atualizar suas informações e garantir a regularização do seu alvará de localização para fins turísticos.

Estar com o cadastro em dia garante diversas vantagens, como:
– Inclusão no site oficial da Secretaria de Turismo;
– Participação em ações promocionais, feiras e materiais institucionais;
– Maior visibilidade dentro das estratégias de divulgação do destino;
– Reconhecimento oficial como empreendimento turístico regularizado.

A Secretaria reforça que essa é uma ação essencial para manter o setor organizado e fortalecido, garantindo qualidade, confiança e segurança aos visitantes e ao trade local. Empreendimentos que não estiverem devidamente cadastrados podem ficar de fora das ações oficiais e da promoção turística do município.

_________________

Fonte: SEMTUR BG

Alternar para modo claro/escuro