Sobre Bento Gonçalves


Bento Pura Inspiração

A cidade é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante. A cidade é pioneira como destino enoturístico do país.

Escolhida pelo Ministério do Turismo em 2007 como um dos 65 polos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes.

Bento recebe muitos visitantes interessados no clima romântico da serra, no bom vinho e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Há programação também para aqueles que preferem desfrutar do contato direto com a natureza, com visitação ao interior dos distritos ou praticando atividades de ecoturismo, ou de turismo aventura.

As inúmeras feiras e congressos nacionais e internacionais são eventos que marcam presença durante todo o ano em Bento Gonçalves. As grandes feiras e eventos ocorrem no Parque de Eventos (FUNDAPARQUE), que com sua ampla área física e infraestrutura atende aos eventos de grande porte. A cidade sedia eventos de grande importância no segmento vitivinícola, como a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do gênero no ramo da vitivinicultura e também o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, que são credenciados pela Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIO. O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é realizado nos anos pares e premiou vários vinhos produzidos por vinícolas de Bento.

As temperaturas tipicamente europeias que chegam a até cinco graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera. A Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Turismo promove uma programação temática para tornar a sua visita ainda mais interessante: a ‘Estação Vindima’ de janeiro a março, movimenta a atividade da colheita e pisa da uva; a ‘Doce Páscoa’ em março e abril; os ‘Retratos de Outono’ de março a maio, o ‘Dia do Vinho’ em junho; o ‘Inverno de Sensações’ de junho a agosto, com a diversidade e os melhores atrativos do inverno; o ‘Encantos de Primavera’, de setembro a novembro promove o encontro com a natureza e cultura locais, o Festival de Balonismo realizado em setembro, com voos incríveis no alto dos parreirais e o ‘Natal Bento’, que resgata o espírito fraterno em grandes espetáculos nas principais praças da cidade.

Seja como destino de negócios ou de lazer, as opções são bem diversificadas. Consulte no link ‘Programação Diária’ o que está acontecendo atualmente em Bento. A cidade também possui vários Centros de Informações Turísticas – CAT em pontos estratégicos e disponibiliza um número telefônico gratuito caso queira esclarecer dúvidas sobre informações turísticas: 0800-603-6060.


Informações Econômicas

Número de Habitantes:
População estimada de Bento Gonçalves em 2018:  119,049 habitantes (Fonte: IBGE).


Veículos Cadastrados:
84664 (01/2019 – www.denatran.gov.br)


Eleitores:
89.550 pessoas (fevereiro – 2019 – www.tre-rs.jus.br)


Empresas por Setor: (2017)
Prestadores de Serviços: 8.052
Comércio: 2.912
Profissionais (liberais/ autônomos): 1.377
Indústria: 923
Outros: 848
Comércio com prestação de serviços: 1.039
Indústria com prestação de serviços: 356
Total: 15.507


Representatividade dos Setores no Faturamento do Município:
Indústria: média em 2017 de 60.2%
Comércio: média em 2017 de 21.4%
Serviços: em 2017 cerca de 18.4%


Fonte: (Panorama Socioeconômico Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul – Brasil 2018)

Seja bem vindo a Bento Gonçalves!