Tertúlia Mestre é nesta sexta-feira, 13, no Ginásio Municipal de Esportes

Nesta sexta-feira, 13, 600 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara se apresentarão na 11ª Tertúlia do educandário. O evento, que inicia às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes, terá 24 apresentações sobre diversos temas da Cultura Gaúcha e faz parte da programação dos Festejos Farroupilhas 2019.

O Projeto Tertúlia faz parte do calendário escolar do educandário que visa desenvolver a cultura gaúcha e abordar questões históricas rio-grandenses, incentivando o trabalho pedagógico através do estudo, da cooperação e, conseqüentemente, da construção do conhecimento nas diferentes áreas da aprendizagem.

No dia 17 de agosto, foi realizada a abertura oficial da 11ª Tertúlia Mestre com a apresentação dos trabalhos teóricos, envolvendo as 24 turmas do Ensino Médio coordenados pelos professores conselheiros. De acordo com a diretora Margarida Mendes Protto, “o evento é a mola propulsora que mobiliza pais, alunos, professores e comunidade para engajar-se no projeto, o qual resgata a Cultura e a Arte Tradicionalista, fortalecendo a identidade do Povo Riograndense”.

Os temas que serão abordados nas apresentações são: Base Aérea de Santa Maria; Imigração Italiana no Rio Grande do Sul; Velório e Suas Crenças; A Importância da Fotografia do Registro Histórico do RS; A Saga de Santos Dumond e o desbravamento dos céus do meu Sul; A importância do violão na música brasileira; Imigração espanhola no estado do Rio Grande do Sul; A lenda do Negrinho do Pastoreio; A influência da América Latina na música e dança gaúcha; Os símbolos da bandeira do RS; Dos indígenas as origens do gaúcho pampa; Casa a elétrica: Um símbolo da música gaúcha, Alambrador;  Negrinho do Pastoreio e Boi Tatá; Primeiro batalhão ferroviário; O fogo e todos os seus significados; Fotografia; Herói gaúcho; Carreirada; Influência afrodescendente na cultura gaúcha; A inclusão da mulher da cultura gaúcha; Galpão Crioulo; Tropeiros; e O jogo do truco.

O corpo de jurados da 11ª Edição é Adiles Rodrigues de Freitas, Iraci Dalla Valle, Moacir Correa, Terciane Angela Luchese e Douglas Uilliam de Quadros da Silva.


Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/EEEM Mestre Santa Bárbara

Deixe um comentário