Salão Nobre recebe exposição de rótulos antigos

Nesta terça-feira, 18, foi aberta no Salão Nobre da Prefeitura a exposição “Rótulos Antigos” que traz um panorama do período entre 1920 a 1960 sobre a produção gráfica de rótulos de bebidas nacionais e internacionais. A exposição está reproduzida em 12 pôsteres dividida por nacionalidades e regiões como Brasil, França, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outros.


O evento contou com a presença do Prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Cultura, Evandro Manes Soares, Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vinicius Nardi, Secretário de Cultura e Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi e a Presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves, Ivete Todeschinni Menegotho.

A coleção de rótulos possui, aproximadamente, 800 unidades. Destes foi realizada uma seleção, pelo fotógrafo Vicente Silveira (in memorian), que traça uma linha histórica que inicia em 1904, quando chegam à cidade os Irmãos Maristas. Nessa época, eles fundaram o Colégio Santo Antônio e a cantina de vinhos Granja Santo Antônio. Posteriormente, o nome da cantina foi mudado para Granja Pindorama. Devido aos seus contatos com outros produtores e importadores, durante vários anos eles colecionaram rótulos.

O curador da mostra, Jonas De Paoli destacou que “hoje quero que vocês vejam a arte nestes rótulos, imaginem que naquela época eles não tinham os recursos que tínhamos hoje, e mesmo assim eles pintavam e desenhavam como sendo uma obra de arte, que está exposição sirva como uma homenagem à todas pessoas que fizeram com a agricultura o que a nossa região é hoje”, destaca.

De Bento Gonçalves estão expostos rótulos da Salton, Dreher, Fontanive, entre outros.

A mostra “Rótulos Antigos” é uma realização da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG), Prefeitura Municipal de Garibaldi e do Museu e Arquivo Histórico de Garibaldi.

Salão Nobre 

Desde dezembro de 2019, o Decreto 10.343 instituiu o uso do Salão Nobre do Palácio Municipal para exposições. O documento considera a importância da atuação do Poder Público municipal no fomento e incentivo à cultura da democratização do acesso aos bens e atividades culturais, às artes e à preservação da memória local, bem como a permanente necessidade de promover a difusão da cultura.

Serviço

O que: exposição “Rótulos Antigos”, com curadoria do artista plástico Jones Depaoli

Vernissage: 18 de fevereiro, às 18h

Período de visitação: 19 de fevereiro a 17 de março, das 9h às 17h

Onde: Salão Nobre da Prefeitura – Rua Marechal Deodoro, 70

Entrada gratuita


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Laura Kirchhof

Deixe um comentário