Menu fechado

“O Último Trem” estreia em Bento Gonçalves com sessão lotada

Na última sexta-feira, 1º de agosto, o média-metragem “O Último Trem”, da proponente bento-gonçalvense Patrícia Larentis com direção de Boca Migotto, estreou no Movie Arte Cinema do Shopping Center Bento Gonçalves. Com sala lotada, a sessão contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, da Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, além de representantes dos apoiadores, membros da imprensa, familiares e amigos. Ao final, o público brindou o sucesso da estreia com espumantes da NOVA Vinhos e Espumantes e Nova Aliança Vinícola Cooperativa.

A equipe brindou o sucesso, juntamente com representantes das empresas e entidades que não mediram esforços para possibilitarem que a produção pudesse ser concluída, como Giordani Turismo, Shopping Bento, Movie Arte Cinema, Bento Film Commission, SEGH – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Bento e Região Convention & Visitors Bureau, Orquídea, Plaza Hotel & Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, Di Paolo, Casa Rigo, House Restaurante, Forasteiros Lanches, NOVA Vinhos e Espumantes, Nova Aliança Vinícola Cooperativa e Conceitocom Brasil.

Na ocasião, o público presente conferiu na tela grande do cinema a produção filmada em Bento Gonçalves, com a narrativa que se passa em uma noite, numa estação de trem deserta, e propõe inúmeros níveis de leitura. Vida, morte, passado e presente, nossas memórias sobre trilhos ou a partir da sala de cinema escura são os assuntos tratados ao longo do diálogo inusitado entre os personagens de Macária (Liane Venturella) e Augusto (Nelson Diniz).

Após a sessão, o diretor do filme, Boca Migotto, juntamente com a proponente do projeto, Patrícia Larentis, e a Diretora de Produção, Deise Chagas, compartilharam com o público presente as alegrias e os desafios da realização de uma produção audiovisual. A equipe do filme, formada por profissionais de Bento Gonçalves e de Porto Alegre também esteve presente.

Evandro Soares destacou a qualidade do filme, tanto no seu aspecto técnico quanto de narrativa.

“O Último Trem’ marca os 25 anos de Boca Migotto, um dos mais prolíficos diretores do Rio Grande do Sul. Um filme pleno de significados onde destacamos a maestria profissional de uma crônica de um sonho, da realidade, ou das duas juntas? Uma história leve, por vezes divertida, por vezes onírica, por vezes brincando de autoficção, onde a paisagem noturna de uma estação evoca imaginação e memória. Sem sombra de dúvida um feito deste escritor das imagens criado a partir do Edital de Bento Bento Gonçalves da Lei Paulo Gustavo”.

Daniela Sandrin Copat, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, ressaltou de como o média-metragem traz a excelência profissional da equipe, atores e atrizes e do diretor.

“Boca Migotto já escreveu seu nome dentro da Cultura do Rio Grande do Sul. Sua carreira reflete um autor, um artista que (re) criou diversas histórias, tendo como cenário a nossa Serra Gaúcha. ‘O Último Trem’ é uma obra carregada de simbolismos e nos enche os olhos de orgulho, pois o resultado na tela reflete o compromisso da equipe de entregar um produto de qualidade e de esmero técnico e narrativo. Parabéns a todos!”.

 A produção segue agora para a apresentação em escolas e pontos de cultura do município. Na próxima sexta-feira, dia 08/08, os alunos da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone, receberão o filme, e no dia 10/08, estará no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.

“O Último Trem” foi contemplado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Mais informações no Instagram: @oultimotrem_filme

SOBRE “O ÚLTIMO TREM”

Sinopse

Numa noite qualquer Augusto chega à Estação para tomar seu trem. Augusto não gosta de viajar, nem de cinema. Para ele, bom mesmo é ficar em casa. Mas algo o levou àquela plataforma onde encontra Macária. Sentada, sozinha, na penumbra, ela parece aguardar por ele. É ela que o adverte sobre o trem que não chegará naquela noite. Inconformado e desconfiado, Augusto se senta ao lado dela e aguarda. Só pode ser uma brincadeira, afinal, lhe venderam o bilhete e, portanto, o trem deve estar chegando. Não está. E enquanto espera, ambos conversam sobre o tempo que passou. Como os trens pela plataforma, como o cinema projetado sobre as telas brancas em salas escuras, a conversa entre eles nos levará à revisitar, também, o nosso próprio passado. Mesmo que nem o tenhamos vivido.

Ficha técnica

Direção: Boca Migotto

Roteiro: Boca Migotto e Patrícia Larentis

Elenco: Liane Venturela, Nelson Diniz e Solana Corrêa. Figuração de Arthur Larentis Tansini.

Produção Executiva: Fernanda Etzberger e Patrícia Larentis

Direção de Produção: Deise Chagas

Direção de Fotografia: Leco Petersen

Som Direto: Juan Quintáns

Desenho e Mixagem de Som: Juan Quintáns

Estúdio de Som: Convulsion Epics

Assistente de Câmera: Mavi Prado

Elétrica: Jorge Formiga

Produção de Set: Misael Castro

Figurino: Deise Ceccagno

Maquiagem: Juliana Gomes

Montagem: Eduarda Jacobs

Colorimetria e Finalização: Leco Petersen

Design Gráfico: Vinícius Rodrigues

Motorista: Rodrigo Metzler

Acessibilidade: Néftali Filmes

Audiodescritor: Bruno Krieger

Assessoria Contábil: RLago Contabilidade

Assessoria de Comunicação: Patrícia Larentis

Publicado em:Publicações

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alternar para modo claro/escuro