




Na terça-feira (14), foi realizada no Espaço Giuseppe Toniollo, na Linha Eulália, a 18ª edição do Fórum Municipal de Turismo. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (SEMTUR) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) reuniu o trade turístico.
Na oportunidade, foi apresentado o espaço Viva o RS, uma plataforma para unificar a programação da Vindima na cidade. O espaço oferece experiências no Rio Grande do Sul e se consolida como uma das principais referências de informações turísticas da Região Sul. A iniciativa é da Wine Locals, do Sebrae/RS e da Secretaria de Turismo (Setur). A apresentação foi realizada pelo COO da Wine Locals, Matheus Vigel. A programação da Vindima ocorre de 10 de janeiro até março de 2026.
As atividades também contaram com o bate-papo com André Lima, publicitário e CEO do Blo.co, holding que reúne as agências Batuca, Bumbo, Criativo, Tamborin Filmes e The Digital Drums. Paulista, vive no Rio Grande do Sul há 20 anos, onde construiu sua trajetória empreendedora auxiliando marcas a crescer. O tema do encontro foi “Destinos que marcam e que têm marca. Quando identidade, propósito e turismo andam juntos” .
A presidente do COMTUR Alexandra Garbin agradeceu o trade turístico e “destacou a união, planejamento e cooperação entre os setores como essenciais para o desenvolvimento do setor”.
O secretário de Turismo Henrique Nuncio destacou “a promoção de Bento Gonçalves. Ressaltando o Balonismo, as possibilidades com a Vindima, Natal e todos os eventos que envolvem nossa cidade. Cada um de vocês é fundamental nesse processo e hoje estamos debatendo e construindo isso juntos”, disse.
O prefeito Diogo Siqueira ressaltou que “o primeiro ponto é ter uma cidade com qualidade para o nosso morador para assim receber os visitantes. Estamos mantendo uma Bento em ordem, segura para todos. No turismo, precisamos divulgar, seguir participando de feiras e eventos. Trabalhando de forma unificada com ideias inovadoras e fazendo a marca de Bento crescer”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura