
Bento Gonçalves, Capital Brasileira do Vinho, sediou neste sábado (10) a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul. O evento marcou também o início da programação do Bento em Vindima, que segue até o dia 29 de março.
A cerimônia ocorreu durante o Festival Sabores da Vindima, realizado na Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty. A programação contou com apresentações artísticas de Cavattapi, Canzoni Belle, Beto e Tobias, Canarinhos, Samuel Pedrotti e Marco Antônio e Banda.
Estiveram presentes o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o vice-prefeito, Amarildo Lucatteli, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, representando o governador Eduardo Leite, o deputado estadual Guilherme Pasin. Além dos prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, de Farroupilha, Jonas Tomasini, de Garibaldi, Sérgio Chesini, de Pinto Bandeira, Adilso Salini, da prefeita em exercício de André da Rocha, Neusa Biavatti Cavedon, secretário de Turismo de Bento Gonçalves Herique Nuncio, demais autoridades, comunidade e visitantes.
A bênção das uvas e da safra no Estado foi conduzida pelo padre Moacir Canal.
A programação incluiu a colheita simbólica da uva, a tradicional pisa, que representa a etapa inicial da produção do vinho, muito presente em atividades de enoturismo e festas coloniais, além de passeio de tuc-tuc com Nei Tomasi, da Adoloratta, e Roberto Cainelli, da Vinícola Cainelli. Participaram da pisa as soberanas da Fenavinho Laura Strozak, Yasmin Barbacovi e Graziele Miszevski.
O secretário municipal de Turismo, Henrique Nuncio, destacou o significado do evento. “Bento se reúne para celebrar o símbolo da nossa identidade, que é a uva. Um fruto que carrega história, trabalho, tradição e futuro. O turismo da uva encanta, acolhe e emociona, convidando todos a viver experiências únicas, que hoje resumimos neste festival. Agradecemos a união de todos para a realização deste evento”, afirmou.
Em sua segunda edição, o Festival Sabores da Vindima reuniu representantes das rotas Encantos da Eulália, Vale das Antas e Faria Lemos, com gastronomia, artesanato, vinhos e diversas atrações entre os parreirais da Vinícola Salton. Sendo mais de 30 empreendimentos presentes. “É uma felicidade estar à frente desse movimento que unifica os roteiros, especialmente na abertura da Vindima. Este é um dia especial, que celebra muito mais do que produtos: celebra identidade, história e as pessoas que fazem esta terra. É tempo de colheita, de gerações, sabores e do trabalho árduo do interior. Valorizamos a gastronomia, os vinhos e cada aroma. Nosso agradecimento a todos que mantêm viva essa paisagem e identidade”, destacou a presidente do COMTUR e das rotas, Alexandra Garbin.
O deputado estadual Guilherme Pasin ressaltou a importância do momento. “Ver a comunidade reunida junto à Salton e os turistas prestigiando nossa região é a essência da vindima. É festa, alegria e o saber saborear o doce fruto do trabalho. É este setor do vinho que defendemos: o agricultor, o turismo e mais de 72 atividades que prosperam e fazem nossa região se desenvolver. Que seja uma excelente vindima”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, o secretário Edivilson Brum destacou a força do setor agrícola. “É uma alegria representar o governador. A agricultura responde por cerca de 40% do PIB do Estado. Aqui, na Capital do Vinho, celebramos o trabalho e a dignidade de quem, com muito esforço, cultiva a terra. Que possamos alcançar uma safra expressiva neste ano e que o clima contribua para valorizar ainda mais o trabalho dos produtores”, disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito Diogo Siqueira enfatizou a relevância da vitivinicultura para o município. “Temos cantinas, restaurantes e agroindústrias que movimentam o interior, além de agricultores que trabalham incansavelmente ao longo dos anos. Abrir a vindima é valorizar o vinho como resultado do trabalho agrícola e da história de cada família. Mesmo diante dos desafios climáticos, seguimos firmes. Viva o vinho de Bento Gonçalves, da Serra Gaúcha e o vinho nacional. Vamos defender e valorizar o nosso agricultor”, concluiu.
A programação do Bento em Vindima segue até 29 de março. A programação completa pode ser acessada no bento.tur.br













Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos José M. Estefanon e Janine Gelenski