
Após a abertura oficial do Estado do RS e do município de Bento Gonçalves no última dia 10 de janeiro, desde esta segunda-feira, 12 de janeiro, o Rio Grande do Sul passa a viver o Pipa Parade 2026, maior exposição de arte a céu aberto do Sul do Brasil. A iniciativa, realizada pela Wine Locals em parceria com o Governo do Estado do RS, transforma barricas de vinho em obras de arte espalhadas por 21 cidades gaúchas, promovendo a vindima, o enoturismo e a cultura regional até o dia 12 de março.
Depois de impactar mais de 1,5 milhão de pessoas na edição anterior, o projeto chega ainda mais abrangente em 2026, levando arte para além da Serra Gaúcha e consolidando-se como um movimento estadual que conecta território, criatividade e economia criativa. A exposição passará pelas seguintes cidades: Ametista do Sul, Antônio Prado, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Camaquã, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine -Quarta Colônia, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, Uruguaiana e Vacaria.
Com o conceito “A Uva Sentida”, a edição deste ano trabalha a sinestesia como linguagem artística, explorando sensações visuais, táteis e sonoras associadas ao período da colheita. A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes. Mais de 30 artistas gaúchos assinam as obras criadas para a exposição.
Em São Paulo, a obra A Ancestralidade, de Arthur Ferreira, ficará localizada naVinícola Urbana (R. Francisco Leitão, 625 – Pinheiros). A ação na cidade paulista busca ampliar ainda mais a conexão com o público local, já que o Sudeste é a região que mais consome experiências na vindima gaúcha. A ideia se aplicatambém à obra do artista Jotape Pax, que ficará na área de Desembarque do
Aeroporto Salgado Filho, em destaque para os turistas que visitam o Rio Grande do Sul.
Segundo Matheus Vigel, COO da Wine Locals, o início do Pipa Parade marca um novo momento para o enoturismo no Estado.
“O projeto já está nas ruas e começa a cumprir seu papel de conectar pessoas, territórios e experiências. Levar arte para tantas regiões diferentes é uma forma de valorizar o vinho, os artistas e a identidade do Rio Grande do Sul, transformando a vindima em uma experiência cultural viva.”, destaca.
O Pipa Parade é um exemplo de como a cultura, o turismo e a economia criativa podem caminhar juntos para valorizar o Rio Grande do Sul.
“Ao ampliar o projeto para diferentes regiões do Estado, conseguimos descentralizar o fluxo turístico, estimular o pertencimento local e criar novas experiências para moradores e visitantes. Iniciativas como essa fortalecem a imagem do Estado como um destino plural, criativo e acolhedor, além de gerar impacto positivo direto na economia dos municípios participantes”, destaca o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.
Durante a exposição, os visitantes que realizarem check-in no espaço identificado para as obras poderão contar com uma série de benefícios exclusivos e descontos na vindima gaúcha. O Pipa Parade 2026 é um projeto viabilizado pela Lei Rouanet, apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com o patrocínio do Banrisul e Pedágio Eletrônico CSG. Saiba mais em www.pipaparade.com.br.
SOBRE A WINE LOCALS
A Wine Locals é a maior plataforma de enoturismo e eventos de vinhos do país. Presente no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, já vendeu experiências para mais de 100.000 pessoas. Também atua na promoção do enoturismo e na criação de eventos proprietários e corporativos. Criada por apaixonados por vinhos, a Wine Locals aspira tornar o vinho mais acessível e apreciado por todos. Saiba mais em www.winelocals.com.br.
Confira os locais de Bento Gonçalves que estão recebendo o Pipa Parede
Local: Vinícola Aurora Centro — Obra: Os Vales — de Angel Lucena
Local: Bodega Iribarrem — Obra: As Flores — de Capim Lugares e Paisagens
Local: Vinícola Miolo — Obra: O Olhar — de Tatiana Sperhacke
Local: Casa Valduga — Obra: As Raízes — de Henrique Fagundes
Local: Amitié — Obra: O Horizonte — de Frederico Demin
Local: Vinícola Salton Tuiuty — Obra: O Riso — de Mitti Mendonça
Local: Vinícola Casa di Pasto Salton — Obra: A Fartura — de Alê Lago
Local: Vinícola Lídio Carraro — Obra: O Vento — de Marcia Valadão
Local: Vinícola Almaúnica — Obra: A Receita — de Erika Farina
Crédito das fotos: Rodi Goulart