Capital do Vinho é mais uma vez o terceiro destino turístico gaúcho mais ofertado

Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a lista dos municípios gaúchos ofertados pelas 83 principais Operadoras Turísticas do Brasil. Dos dez destinos mais procurados, oito são na Serra Gaúcha. Bento Gonçalves ficou em terceiro lugar, atrás de Gramado e Canela. Na sequência aparecem Garibaldi, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa e Monte Belo do Sul.

A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro, e se refere ao ano de 2017. O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios recursos para a gestão do processo de comercialização.

A Serra Gaúcha, através das Regiões Turísticas Hortênsias, Uva e Vinho e Campos de Cima da Serra, somada à Capital, foram os destinos mais bem posicionados no mercado, 2017. A Região Uva e Vinho foi a mais comercializada do ano. Na análise, mesmo quando o pacote refere-se às regiões turísticas, é observado pontualmente quais municípios estão contemplados nele. Além disso, o relatório contempla a oferta de produtos e não necessariamente sua aquisição.

Na amostra, o Observatório considerou cinco quesitos: 1) a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em relação ao faturamento; 2) critérios constantes no Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012/2015 – Setur; 3) cadastro da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav/RS; 4) cadastro da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa; e 5) Cadastro do Sindicato das Empresas de Turismo no Rio Grande do Sul (Sindetur).

 

Assessoria de Comunicação Social / Foto: Arquivo/Ascom

Deixe um comentário