Menu fechado

City Tour

CITY TOUR BENTO

O Bento City Tour é um projeto da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. O Bento City Tour oferece aos visitantes um passeio urbano pela história do Município através de um expressivo patrimônio cultural composto pela arquitetura, monumentos, praças, e os vestígios deixados desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos.

Neste passeio há evidências marcantes do desenvolvimento social, cultural e econômico desde a chegada dos imigrantes até nossos dias, onde se observa a excelência nos setores Industrial, turístico e vitivinícola.


ROTEIRO AUTO GUIADO

1 – PIPA PÓRTICO e CAT- CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

A Pipa Pórtico recebe a todos com um convite para entrar “no mundo do vinho”. O primeiro pórtico foi construído em madeira para a I Fenavinho, e o atual foi inaugurado em 1985. O CAT, inaugurado em 2010, está integrado ao cenário da Pipa Pórtico e oferece uma visão panorâmica dos vales do entorno.

2 – LOCOMOTIVA / MONUMENTO

A locomotiva/monumento foi uma doação do 1º Batalhão Ferroviário, como lembrança dos 28 anos trabalhando em prol do desenvolvimento de Bento Gonçalves.

3– CASA DO ARTESÃO / CASAS DA REDE FERROVIÁRIA

As casas situadas no largo da Estação serviram como moradia aos administradores da estação ferroviária da V.F.R.G.S., posteriormente, RFFSA. Das quatro existentes restaram três, com algumas alterações arquitetônicas e atualmente oferecem atrativos gastronômicos, artesanato e artes plásticas.

4 – ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Inaugurada em 1919, a estação funcionou com trens de passageiros até
1976. Desde 1993 é realizado um passeio turístico de “Maria Fumaça”, incluindo parada em três estações da antiga linha.

5– EPOPÉIA ITALIANA

O espaço temático proporciona uma verdadeira viagem no tempo e na vida de um casal de imigrantes. O visitante é envolvido na trama e no contexto. O prédio foi sede da antiga Vinícola Riograndense.

6– CASA JAPUR

Casa eclética, construída no final da década de 1920 pela família Milani e vendida ao Sr. Jamir Japur. Seus ornamentos arquitetônicos valorizam o prédio que funciona atualmente como restaurante.

7– CASA DO TORREÃO / MILANI

Construção da década de 1930. Sua principal e diferenciada característica é o torreão com acesso externo. Mantém as características originais; considerada, na época, uma casa “futurista”.

8– IGREJA CRISTO REI

O padre Rui Lorenzi coordenou as obras da Igreja, iniciadas 1949. Em 1954, foi inaugurada mesmo sem estar concluída. Na década de 1960 idealizou-se a 1ª Exposição de Uvas, no Salão Paroquial, semente para a futura Fenavinho. As torres foram concluídas em 1978.
Praça das Rosas.

9– COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA

Fundada em 1931 por 16 produtores de uvas, tornou-se a maior Cooperativa Vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas. Foi a primeira na região a abrir suas portas ao público, já na década de 1960.

10- SHOPPING L’AMÉRICA

Espaço com amplo estacionamento para compras, lazer e para desfrutar da gastronomia e happy hour.

11 – IGREJA SÃO BENTO

Inaugurada em 1984, em forma de pipa, é uma homenagem à população de Bento, de vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho.
Praça Achyles Mincarone.

12– MONUMENTO AO IMIGRANTE

Inaugurado em 2005, como obra oficial das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no RS. Autoria do artista plástico Gustavo Nackle.

13 – MUSEU DO IMIGRANTE

Importante testemunho da história do município, foi criado em 1974, sendo o prédio de 1913. Após passar por reformas e restauração, reabriu em junho de 2016.

14 – CASA DAS ARTES

Criada em 1986 para promover o aprimoramento das manifestações artístico-culturais. As atuais instalações foram inauguradas em 2005. Na parte externa, apresenta obras do artista plástico Xico Stockinger.
Praça Ismar Scussel.

15– SENAI / CETEMO

Inaugurado em 1983, sendo uma unidade do SENAI-RS, pertencente ao Complexo FIERGS/CIERGS. Sua missão é ser o Centro de Pesquisa Nacional da indústria moveleira, único no Brasil com este enfoque.

16 – FUNDAPARQUE

Em uma área de 322.566m², possui estrutura para abrigar grandes feiras e eventos nacionais e internacionais. É a segunda maior área coberta climatizada do Brasil, com mais de 58.000 m².

17-RÉPLICA DA CASA DOS IMIGRANTES

Arquitetura típica dos casarões coloniais de madeira e pedras esta casa rememora a moradia do imigrante italiano que desbravou esta região. Inaugurada na Fenavinho de 1980.

18–MONUMENTO AO GAITEIRO TÍPICO DOS PAMPAS

Obra inaugurada em 1967, durante a realização da I Fenavinho. Feita em bloco único de arenito, com 3 metros de altura, a escultura é uma homenagem ao gaúcho e à gaita. O município chegou a ser a maior fabricante de acordeões da América Latina. Os Acordeões Todeschini tiveram como idealizador Luiz Matheus Todeschini, que projetou desde a sua primeira gaita até tornar-se o maior fabricante de acordeões e harmônios da América Latina. Nos anos de 1960 e 70, com mudanças no mercado musical, e após um grande incêndio, a empresa mudou definitivamente para o setor moveleiro.

19 – CASA OLIVEIRA

Prédio construído em 1933, pela família Oliveira, com material importado e estilo diferenciado. No seu porão funcionou uma tanoaria.

20– IGREJA METODISTA

Com a vinda de famílias evangélicas do norte da Itália, iniciaram-se as atividades metodistas ainda em 1887 e em 1889 é inaugurado o primeiro Templo Metodista do Rio Grande do Sul, com capacidade para 200 pessoas. Seus símbolos são referência na história religiosa e arquitetônica da região.
Praça Dr. Ludovico Barbieri.

21– CASA GEISEL

Residência onde nasceu o Ex-Presidente da República Ernesto Geisel. No local, encontra-se uma magnólia branca, plantada pela sua mãe, que é hoje patrimônio natural do município.

22– CASA DE PEDRA

Construída pelo imigrante Mateo Valduga, teve no térreo a vinícola onde produziam com uvas do próprio parreiral, cultivado no entrono da casa.
Os irmão Henrique e Theodolindo foram os primeiros proprietários de ônibus coletivo ainda no ano de 1918.

23-BANCO DO BRASIL

Sua construção foi concebida por decisão do então Presidente da República Gal. Ernesto Geisel, visando ampliar os negócios, formar profissionais e fomentar o turismo em Bento
Gonçalves. O prédio do Banco do Brasil, o mais elevado da cidade na época, foi o precursor do Turismo local, pois nossa cidade recebia funcionários do BB de todo o país para capacitação profissional e ao mesmo tempo, estes traziam seus familiares para conhecer nosso vinho, paisagens e história, comprar produtos coloniais e visitar pontos turísticos.

24-CASA DREHER

No porão desta casa o descendente alemão Carlos Dreher Filho iniciou a produção de vinhos com equipamentos rústicos e primitivos. Mais tarde, porém, produziu os primeiros vinhos brancos nacionais: Liebfraumilch e Reno.

25-ANTIGA FARMÁCIA PROVIDÊNCIA

Primeira a ser instalada no município, em 1895. Funcionava também como consultório médico e laboratório de análises clínicas. O prédio, em estilo eclético, é importante testemunho da farmacologia da região.

26– EDIFÍCIO MENEGOTTO

Funcionou com lojas no térreo, moradia no 1º andar e hotel no 2º. Apresenta linhas simplificadas e geométricas, próprias do estilo Art Déco.

27– HOSPITAL TACCHINI

A primeira parte do conjunto hospitalar foi inaugurada em 1927. É uma homenagem a um de seus idealizadores, Dr. Bartholomeu Tacchini, que está sepultado no pátio do mesmo. 28–VIA DEL VINO Considerada o coração da cidade, pois foi a partir desta rua que se expandiu a urbanização, a Via Del Vino foi concebida em 1990 por ocasião dos 100 Anos de Emancipação de Bento Gonçalves. É um complexo arquitetônico onde se encontram os prédios mais antigos do município, com passeio, calçadão, bancos, jardins, praças, monumentos e construções que remontam aos primeiros anos da colonização desta cidade, num demonstrativo da cultura, costumes, comércio e organização social e religiosa dos imigrantes.
Praça Dr. Walter Galassi

29 – PREFEITURA MUNICIPAL

Prédio inaugurado em 1902, de composição clássica e simétrica. Nos primeiros anos, foi usado como sede da Intendência, Delegacia de Polícia, Presídio, Guarda Municipal, Poder Judiciário e Colégio Elementar. No cimo da edificação, há os bustos dos heróis farroupilhas: Bento Gonçalves da Silva e Giuseppe Garibaldi. É tombado por Lei Municipal.

30– MONUMENTO À BENTO GONÇALVES DA SILVA

Construído em 1935 em homenagem ao líder da Revolução Farroupilha Gal. Bento Gonçalves da Silva, na passagem do centenário da Revolução.
Praça Dr. Bartholomeu Tacchini.

31– SHOPPING BENTO

Localizado no coração da cidade, é um importante centro comercial com estacionamento, lojas, cinemas e pontos gastronômicos.

32-– SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO

A terceira e atual igreja foi concluída em 1894. Em 2003, foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Em seu restauro, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas. A tradicional festa do Padroeiro é realizada desde 1878, todos os anos, no dia 13 de junho.

33-CRUZINHA

O Monumento Cruzinha foi inaugurado em setembro de 1926. Este símbolo emprestou seu nome a esta localidade até 1878, logo após a chegada dos primeiros imigrantes italianos (1875). Em 11 de outubro de 1890, torna-se oficialmente Município com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao herói chefe da Revolução Farroupilha (1835-1845). A primitiva Cruz, de madeira tosca, provavelmente tenha marcado o local da morte ou sepultura de um tropeiro ou demarcador de terras.

 

O Bento City Tour termina onde a colonização italiana começou.

Sugestão de descarte para o City Tour:

  • TODESCHINI ACORDEÕES UNICASA / DELL’ ANNO – Com mais de 25 anos no mercado é reconhecida pela inovação, qualidade e design. A Unicasa é um dos símbolos da indústria moveleira de Bento Gonçalves, hoje o principal pólo industrial do setor no sul do Brasil
  • EMBRAPA – Em 1937 foi criado o Laboratório Central de Enologia no RJ. Em Bento Gonçalves a Estação de Enologia data de 1942. É hoje um centro de excelência mundial na geração de pesquisas, tecnologia e inovação para viticultura, enologia e fruticultura de clima temperado.
  • ESCOLA DE ENOLOGIA – Na década de 1960, foi criado o Colégio de Viticultura e Enologia, com curso técnico profissionalizante. A partir de 1969, surgiram importantes associações do setor vitivinícola. Em 1995 iniciou o Curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do IFRS. É a primeira e única Escola Técnica de Viticultura e Enologia e Escola de Nível Superior do Brasil.
Alternar para modo claro/escuro