Bento em Cena – Maçonaria na Guerra dos Farrapos

Bento em Cena
O Bento em Cena tem como proposta estimular as artes cênicas, promover a circulação de espetáculos e contribuir para a aproximação entre artistas e público.
A terceira edição ocorre de 5 a 9 de outubro, com espetáculos nas escolas e na Fundação Casa das Artes. O evento é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Casa das Artes.
Dia: 7 de outubro
Maçonaria na Guerra dos Farrapos – Monólogo com o ator John Vaz
Sinopse: monólogo histórico e dramático, escrito e dirigido por John Vaz, que revisita a trajetória de Bento Gonçalves e os principais acontecimentos da Revolução Farroupilha. A partir das memórias do líder farroupilha, o espetáculo articula guerra, política, maçonaria e os ideais liberais e iluministas que influenciaram as lideranças do período, abordando também personagens como Antônio de Souza Neto e Giuseppe Garibaldi. Com linguagem acessível e forte carga dramática, a montagem combina a dimensão épica do conflito com seus desafios, perdas e contradições, propondo uma reflexão sobre a formação histórica do Rio Grande do Sul, a identidade gaúcha e a permanência de suas tradições.