Menu fechado

Mês: junho 2026

Dia do Vinho Brasileiro será celebrado no dia 21 de junho na Praça das Rosas

O Dia do Vinho Brasileiro foi celebrado no último domingo (8) e, neste ano, as comemorações se estendem ao longo de todo o mês, reforçando a cultura, a tradição e a importância da bebida que confere a Bento Gonçalves o título de Capital Brasileira do Vinho.

Para marcar a data, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, com co-realização do Consevitis-RS e apoio do Segh Região Uva e Vinho e do Sicredi, realiza no dia 21 de junho uma programação especial na Praça Padre Rui Lorenzi, a Praça das Rosas. As atividades ocorrem das 10h às 18h e terão entrada gratuita.

O evento reunirá vinícolas, agroindústrias familiares, gastronomia, artesanato e diversas atrações culturais, que serão divulgadas nos próximos dias.

Para o secretário de Turismo, Henrique Nuncio, a programação celebra uma das principais identidades do município. “O Dia do Vinho é um momento especial para valorizarmos nossa história, nossa cultura e um dos setores mais representativos de Bento Gonçalves. Estamos preparando uma programação diversificada, com atrações para toda a família, boa gastronomia e, claro, excelentes vinhos. Neste ano, escolhemos a Praça das Rosas como palco dessa celebração e convidamos a comunidade e os visitantes a participarem conosco”, destaca.

Dia Estadual do Vinho
A data foi instituída em 2003 por meio de lei estadual e integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul. O objetivo é promover a cultura vitivinícola, valorizar os produtores locais e incentivar o enoturismo em todo o Estado.

Serviço
Dia do Vinho em Bento Gonçalves

Data: 21 de junho
Horário: das 10h às 18h
Local: Praça Padre Rui Lorenzi (Praça das Rosas)
Entrada: gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Bento Gonçalves

Mais de 125 mil visitantes já passaram pela 34ª ExpoBento e 21ª Fenavinho

Bastaram quatro dias para a 34ª ExpoBento e 21ª Fenavinho mostrarem sua grandiosidade e comprovarem como são aguardadas com ansiedade pelo público. Desde quinta-feira (4), quando a feira e festa foram oficialmente abertas, até o final da tarde de domingo, mais de 125 mil visitantes haviam passado pelos eventos, que seguem em cartaz até o dia 14 de junho, no Parque de Eventos de Bento Goncalves.

Entre os atrativos, as novidades das 520 marcas expositoras, com ofertas e lançamentos em produtos e serviços nos mais variados segmentos. De pulseiras a casacos, de patinetes a carros, de sistemas de aquecimento a imóveis e de produtos agroindustriais a portões automatizados, a ExpoBento se mostra como um universo de possibilidades. “A ExpoBento é uma força econômica e os resultados sinalizados nesses primeiros dias reafirmaram tal papel. A movimentação nos estandes, a qualidade dos encontros e as oportunidades de negócios demonstram a assertividade de seu propósito. Seguimos a programação com a convicção de que esta edição consolidará mais uma entrega à altura do que merecem os expositores, os visitantes e a comunidade”, destaca o diretor-geral da 34ª ExpoBento, Jonatas Ferrari. Também palco multicultural, a ExpoBento reúne cerca de 90 atrações artísticas para os mais variados gostos em seus 11 dias de programação – uma das características pelas quais a feira é reconhecida. Já passaram por eles os sertanejos Marcos & Belutti, atração nacional deste ano, a banda argentina Star Beatles e os gaúchos Tchê Barbaridade, Nicole Carrion, Ruan Victor, Pedro Ernesto Denardin e Projeto Taureando. A agenda segue com nomes como o do tenor Dirceu Pastori, nesta segunda, dia 8; do humorista Jair Kobe (Guri de Uruguaiana) e da banda San Marino, na terça, dia 9; do cantor gospel Nani Azevedo, na quarta, dia 10; e do Musical JM na quinta, dia 11.

No dia 8 ocorre, também, a escolha da Corte da 22ª Fenavinho.

Serviço

O que: 34ª ExpoBento e 21ª Fenavinho

Quando: até 14 de junho de 2026

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481).

Ingressos: R$ 15,00 (dias 9, 10, 11 e 12) e R$ 22,00 (dias 13 e 14).

Dia 8, entrada franca.

Através do ExpoBento na Palma da Mão (WhatsApp – 54 2105-1900), considerar esses valores acrescidos de taxas

Estacionamento: R$ 25,00 entre os dias 8 e 12 de junho e R$ 35,00 nos dias 13 e 14.

Para motos, o valor permanece fixo em R$ 12,00 durante todo o evento.

Horários: dia 13, das 10h às 22h30min; dia 14, das 10h às 21h; dia 8, das 18h às 22h30min; dias 9, 10 e 11, das 18h às 22h30min; e dia 12, das 14h às 22h30min

Promoção: CIC-BG

Informações: www.expobento.com.br e www.fenavinho.com.br

Programação de segunda-feira

19h – Escolha da Corte da Fenavinho (Palco Central)

19h – Yellow Glass (Palco Praça Gastronômica)

20h– Coral Imigrante (Palco Cultural)

Informações Exata Comunicação

Endo Summit Sul 2026 reunirá especialistas da Endodontia em Bento Gonçalves

O turismo de negócios e eventos segue fortalecendo Bento Gonçalves como um dos principais destinos do Sul do Brasil. Entre os dias 25 e 27 de junho, no Dall’Onder Grande Hotel, o município recebe o Endo Summit Sul 2026, evento voltado à Endodontia que reunirá profissionais, especialistas, pesquisadores e estudantes da área.

Com uma programação científica de excelência, o congresso contará com palestras sobre temas atuais e decisivos para a prática clínica, além de atividades práticas conduzidas por empresas do setor. Nesta edição, o tema central será “Endodontia: Biologia, Tecnologia e Compromisso com a Saúde”, reforçando a importância da inovação, da ciência integrativa e da responsabilidade clínica na evolução da especialidade.

O evento deve atrair participantes de diversas regiões do país, movimentando a rede hoteleira, gastronomia, comércio e atrativos turísticos de Bento Gonçalves. Reconhecida pela estrutura para grandes eventos e pela hospitalidade, a Capital Brasileira do Vinho alia experiências enogastronômicas, paisagens da Serra Gaúcha e infraestrutura qualificada para receber congressos e encontros nacionais.

Além da intensa programação científica, os visitantes poderão aproveitar os roteiros turísticos, vinícolas, gastronomia típica e experiências que fazem de Bento Gonçalves um dos destinos mais procurados do Brasil durante todas as estações do ano.

Mais informações e inscrições podem ser acessadas pelo site oficial do evento: www.endosummitsul.com.br

Curso de Boas Práticas na Atividade Turística é concluído em Bento Gonçalves

A Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves realizou, nesta terça-feira (02), o encerramento do Curso de Boas Práticas na Atividade Turística, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Sicredi Serrana. A capacitação reuniu colaboradores de empreendimentos do trade turístico da cidade, promovendo qualificação, integração e troca de experiências entre os participantes.

O curso teve como objetivo fortalecer o atendimento ao visitante, ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema turístico e incentivar práticas voltadas à hospitalidade e à excelência na recepção de turistas.

De acordo com a professora Hernanda Tonini, a iniciativa proporcionou um importante espaço de aprendizado coletivo.

“O curso de Boas Práticas na Atividade Turística em parceria com a Semtur foi uma oportunidade para colaboradores e gestores dos empreendimentos do trade aprimorarem seus conhecimentos relacionados à hospitalidade, ao funcionamento do sistema turístico como um todo, compartilhando vivências no que se refere à recepção de turistas. Muito bom poder contar com participantes de distintas áreas de atuação e roteiros da região”, destacou.

Entre os participantes esteve Eloisa Bernardi, da Casa da Ovelha, que ressaltou a importância da troca de experiências durante os encontros.

“Foi muito interessante trazer as boas práticas para nós que já trabalhamos com a linha de frente e atendimento ao público. Tivemos muita troca, informações sobre a região e também sobre turismo no geral. Conseguimos conhecer mais sobre o turismo aqui na região de Bento Gonçalves, adquirindo práticas para levar aos atendimentos e também compartilhar com os colegas do estabelecimento onde trabalhamos”, afirmou.

Também participante do curso, Vitória Garcia, da Casa da Ovelha, destacou o impacto da capacitação no desenvolvimento profissional e na integração entre diferentes setores do turismo.

“Além da área em que atuo, conhecer outros lugares e pontos turísticos agregou muito ao conhecimento, até porque as pessoas perguntam bastante sobre a região. A capacitação proporcionou uma troca muito importante entre profissionais de diferentes setores. Conheci pessoas de outros empreendimentos e isso fortalece o desenvolvimento da área turística. É uma experiência que recomendo”, comentou.

Como atividade de encerramento, os alunos participaram de uma visita técnica ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Pipa Pórtico, onde puderam conhecer mais sobre o funcionamento do atendimento ao visitante e os serviços oferecidos aos turistas que chegam ao município.

O curso teve início no mês de abril e integrou ações voltadas à qualificação contínua do setor turístico, reforçando o compromisso de Bento Gonçalves com a excelência no atendimento e o fortalecimento do destino turístico.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Junho inicia com movimentação intensa no turismo em Bento Gonçalves

O mês de junho promete intensa movimentação turística em Bento Gonçalves. A realização da 34ª ExpoBento 2026 e da 21ª Fenavinho 2026, entre os dias 4 e 14 de junho, somada ao feriado prolongado de Corpus Christi, ao Dia dos Namorados e ao feriado municipal de Santo Antônio, deve impulsionar significativamente o fluxo de visitantes na Capital Brasileira do Vinho.

O período já reflete aumento na procura por hospedagens, roteiros enogastronômicos, experiências nos vinhedos e passeios típicos da Serra Gaúcha. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa é de crescimento no número de visitantes em relação a 2025, impulsionado pela combinação dos feriados, da programação dos eventos e do clima de Copa do Mundo, que deve estimular ações temáticas e maior circulação de turistas.

Consolidada como a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do Brasil, a ExpoBento chega à edição de 2026 inspirada pelos resultados históricos do último ano, quando feira e festa reuniram mais de 281 mil visitantes, 515 marcas expositoras e movimentaram cerca de R$ 60 milhões em negócios. Paralelamente, a Fenavinho reforça a identidade cultural da região ao integrar gastronomia, música, tradições italianas e experiências ligadas ao vinho, aproximando os visitantes da história da vitivinicultura local.

Além de fortalecer a economia regional, os eventos reafirmam o protagonismo de Bento Gonçalves no cenário nacional de eventos, negócios e enoturismo. A expectativa é de que toda a cadeia turística seja beneficiada ao longo do período, com intensa movimentação em hotéis, restaurantes, vinícolas, atrativos turísticos e no comércio local.

A hotelaria também celebra a chegada do inverno, que somado aos feriados, férias e eventos, deve impulsionar a ocupação na cidade. O setor estima uma taxa superior a 70% nos meses de junho e julho. Conforme análise do SEGH Uva e Vinho, observando o comportamento do consumidor nos últimos anos, algumas datas devem superar esta expectativa, especialmente no tradicional feriado de Corpus Christi, quando a ocupação costuma ultrapassar 83%.

Bento é pura inspiração. Acolhedora, com um mix de atrativos únicos, enoturismo, farta gastronomia e excelente oferta hoteleira. Fica o convite para vivenciar Bento Gonçalves.

Fonte: Comunicação/SEMTUR. Créditos foto: Alba Arte.

Alternar para modo claro/escuro