Bento em Vindima: domingo marca o primeiro dia de desfiles com carros alegóricos

O Bento em Vindima deste ano traz pela primeira vez desfiles com carros alegóricos, distribuídos em sete alas. Os figurinos que compõem os carros representam diversas fases da evolução das culturas do vinho no mundo, passando pela imigração de famílias italianas na Serra Gaúcha, muitas destas estabelecidas em Bento Gonçalves, chegando em nossos dias atuais. Neste domingo (30), ocorre o grande desfile alegórico “O Mundo do Vinho”, iniciando às 17h30, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva, entre a Rua Barão do Rio Branco e Travessa Maceió, passando por toda a extensão da Marechal Deodoro e seguindo até a Igreja Santo Antônio. A expectativa é de que o desfile tenha duração de aproximadamente 1h15 min.

Ao todo serão seis domingos com desfiles, sendo que os outros ocorrem em 6, 13, 20, 27 de fevereiro e 6 de março. Nestes dias haverá alterações em alguns pontos do trânsito da área central, visando o deslocamento dos carros alegóricos com segurança. Com o objetivo de evitar congestionamentos, as equipes do Departamento Municipal de trânsito (DMT), e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizarão a segurança e orientação correta aos motoristas que estiveram trafegando em pontos próximos da área do desfile.

Ao todos mais de 120 figurantes participarão dos desfiles performáticos, representando momentos importantes da história da humanidade, em um espetáculo teatral em movimento com trilhas sonoras que prometem encantar a todos os presentes.

Confira como fica cada ala

Ala 01

Esta ala representa a formação do mundo, o início de tudo. Representado pelo homem atlas, está dividido em 3 partes: o princípio de tudo, a pré-história e os egípcios.

Ala 02

Dos egípcios para a Grécia e Roma. Esta ala tem como principal personagem Dionísio da Grécia, Baco de Roma, expoente com seu tigre, é seguido por seus seguidores fiéis: as menades e sátiros.

Ala 03

Uma ala muito especial retrata a vinda dos imigrantes italianos para cá. A ideia é mostrar através deste carro a bravura destas pessoas que aqui chegaram trazendo suas principais virtudes, a coragem e fé.

Ala 04

A chegada a Cruzinha, a terra prometida. Essa ala trará elementos fortes como o desbravar da floresta e o trabalho na construção da colônia. Das primeiras casas de pedra a plantação, o início de tudo.

Ala 05

A religiosidade foi fator importante na epopeia italiana e em especial em Bento Gonçalves, estabelecida fortemente em torno da Igreja do padroeiro Santo Antônio. Da fé a emancipação da cidade, esta ala trará fortes elementos revivendo momentos importantes de nossa história.

Ala 06

A festa das festas. A comemoração da boa safra, a pisa da uva, as músicas típicas, foram os pilares desta ala. É a partir daqui que apresentamos a união do povo que trabalha fortemente com as tradições trazidas da Itália que permanecem até os dias de hoje.

Ala 07

O gran finale. Está ala fará uma conexão direta entre Itália principalmente a região do Veneto com Bento Gonçalves, trazendo a união dos povos, da multicultura, encerrando com uma grande festa que apresentará fortes símbolos de Bento Gonçalves: o vinho, a pipa pórtico e a ponte dos arcos do Rio das Antas.

As alterações do trânsito para o desfile

-A partir das 16h de domingo a Rua Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Saldanha Marinho e parte da Barão do Rio Branco (a partir da esquina com a rua Cândido Costa), estarão trancadas.

-A rua Cândido Costa estará com acesso apenas no sentido contramão e exclusivamente para estacionamento.

-A Rua General Osório também estará com acesso liberado apenas para estacionamento dos veículos.

-As descidas das ruas Dr. Casagrande e da rua Marechal Floriano também estarão apenas com o estacionamento liberado.

-A Rua Júlio de Castilhos, por outro lado, estará com acesso meia pista.

Confira os protocolos de saúde para o Bento em Vindima:

Uso obrigatório de máscara

Uso do álcool gel que será disponibilizado nos ambientes

O acesso para Via del Vino contará com higienização das mãos, orientação sobre protocolos e aferição de temperatura.

As mesas da Vila Colonial estarão distanciadas.

No domingo (30), a Unidade Móvel da Saúde estará realizando a vacinação da segunda dose, e reforço a partir das 15h, é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.

O evento também contará com “vindimeiros” orientando a população sobre uso de máscara e distanciamento.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Deixe um comentário