Menu fechado

Autor: Caroline Ferri

Via del Vino recebe programação cultural gratuita e convida público para celebrar o Dia das Mães no coração de Bento Gonçalves

A Via del Vino será palco de cultura, música e arte nesta semana com a programação do “Reconectar Arte – 5ª edição”, em Bento Gonçalves. As apresentações gratuitas prometem movimentar o coração da cidade, reunindo moradores e visitantes em noites especiais no principal ponto de encontro e convivência do município.

Na sexta-feira (8), com início às 19h, o público poderá prestigiar o grupo Le Farfalle. No sábado (9), também às 19h, a atração será “Os Gaudérios”, trazendo toda a tradição e a força da cultura gaúcha ao centro da cidade. Já no domingo (10), quem sobe ao palco é Rodrigo Soltton, encerrando a programação com muita música e emoção.

Além de aproveitar os espetáculos gratuitos, a comunidade também é convidada a viver o clima especial do Dia das Mães. A Via del Vino é o coração comercial de Bento Gonçalves, onde o comércio pulsa, as pessoas se encontram e a cidade acontece. A data é uma ótima oportunidade para passear pelo centro, conhecer as lojas, cafés e espaços gastronômicos e escolher o presente ideal para homenagear as mães.

A programação integra cultura, lazer e valorização do comércio local, fortalecendo ainda mais a experiência de viver Bento Gonçalves.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Ciclovia do Vale dos Vinhedos será inaugurada e amplia experiências turísticas em Bento Gonçalves

Um novo capítulo para o turismo e a mobilidade em Bento Gonçalves será celebrado neste sábado, com a inauguração da ciclovia do Vale dos Vinhedos. A entrega da estrutura marca a concretização de um projeto aguardado pela comunidade e pelo setor turístico, agregando ainda mais valor a um dos destinos mais emblemáticos do Brasil.

Localizado na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos é reconhecido nacional e internacionalmente pelo enoturismo, reunindo vinícolas, paisagens marcadas por parreirais e uma forte herança cultural da imigração italiana. Com a nova ciclovia, o destino passa a oferecer uma alternativa sustentável e segura para explorar a região, integrando lazer, esporte e turismo.

A ciclovia possui cerca de 3,2 quilômetros de extensão, conectando pontos estratégicos do Vale, desde a região próxima à unidade da Vinícola Aurora até a localidade da 8 da Graciema. O trajeto foi projetado para garantir mais segurança aos usuários, contando com pavimentação adequada, sinalização, iluminação e infraestrutura que permite a convivência harmoniosa entre ciclistas e pedestres.

Com investimento aproximado de R$ 4,5 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Bento Gonçalves, a obra reforça o compromisso com a qualificação da infraestrutura turística e com o desenvolvimento regional. A iniciativa também está alinhada ao incentivo de práticas saudáveis e ao fortalecimento do cicloturismo, tendência crescente entre viajantes que buscam experiências ao ar livre.

Além de beneficiar moradores, a ciclovia amplia o portfólio de experiências disponíveis aos visitantes, oferecendo uma nova forma de vivenciar o Vale dos Vinhedos, com mais proximidade à paisagem, à cultura local e aos atrativos do território.

A inauguração ocorre no sábado, dia 9 de maio, às 9h, na Sociedade Recreativa e Cultural 8 da Graciema, reunindo autoridades, comunidade e convidados para celebrar essa importante conquista para o turismo de Bento Gonçalves.

Com a entrega da ciclovia, o destino se consolida ainda mais como referência em inovação turística, aliando tradição, qualidade e novas formas de viver o território.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Curso de Boas Práticas na Atividade Turística tem início em Bento Gonçalves

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e o Sicredi Serrana, iniciou nesta terça-feira, 28 de abril, o Curso de Boas Práticas na Atividade Turística, voltado à qualificação dos profissionais que atuam no trade turístico do município.

Com carga horária total de 18 horas, a capacitação ocorre até o dia 2 de junho, com encontros semanais às terças-feiras, das 14h às 17h, nas dependências do IFRS. O curso é ministrado pelas professores Hernanda Tonini e Carlos Henrique Monschau Funck.

A iniciativa tem como objetivo promover o aprimoramento dos serviços turísticos locais, abordando temas como hospitalidade, oferta e demanda turística, comunicação e atendimento ao visitante, além da integração dos atrativos do município. Também está prevista uma visita técnica ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), proporcionando aos participantes uma vivência prática alinhada aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

A ação reforça o compromisso da Secretaria de Turismo, em conjunto com seus parceiros, com a qualificação contínua do setor, contribuindo para o fortalecimento de Bento Gonçalves como destino turístico competitivo e preparado para bem receber seus visitantes.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Secretaria de Turismo fortaleceu promoção do destino na MTM Minas Travel Marketing em parceria com o Governo do Estado

A participação da Secretaria de Turismo na Minas Travel Market (MTM), ocorrida em Belo Horizonte – Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de Abril, representou uma importante ação de promoção institucional e fortalecimento do destino no mercado turístico nacional. O evento reuniu agentes de viagens, operadoras, destinos e profissionais do setor em um ambiente voltado à geração de negócios, capacitação e networking.

Inserida no estande da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR – RS), a atuação da Secretaria Municipal de Turismo ganhou ainda mais relevância ao integrar uma estratégia conjunta de promoção do estado. A participação coletiva potencializou a visibilidade dos destinos gaúchos, permitindo a apresentação de produtos turísticos de forma integrada, com destaque para experiências enogastronômicas, culturais e naturais características do Rio Grande do Sul.

Reconhecido como um encontro B2B, o MTM aproximou destinos dos principais players do mercado, promovendo troca de experiências, tendências e oportunidades comerciais. Nesse cenário, a presença da Secretaria contribuiu diretamente para ampliar a competitividade do destino, fortalecer o relacionamento com operadoras e agentes de viagens e estimular a comercialização de roteiros turísticos.

Além disso, a participação em feiras como a MTM seguiu uma estratégia recorrente adotada por secretarias estaduais e municipais de turismo em todo o Brasil, que utilizam esses espaços para divulgação de atrativos, realização de capacitações e promoção de experiências junto ao trade turístico. A atuação conjunta no estande da SETUR RS reforçou o posicionamento do estado como um destino diversificado e organizado, além de evidenciar o trabalho colaborativo entre governo estadual e municípios.

Dessa forma, a presença da SEMTUR no MTM Minas consolidou-se como uma ação estratégica de marketing territorial, contribuindo para a promoção qualificada do destino, a geração de negócios e o fortalecimento da imagem do Rio Grande do Sul no cenário turístico nacional.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Rio Grande do Sul conquista prêmio nacional de enoturismo e reforça protagonismo de Bento Gonçalves como Capital Brasileira do Vinho

O Rio Grande do Sul foi eleito o melhor destino de enoturismo do Brasil no M&E Awards 2026, uma das principais premiações do setor turístico nacional. O anúncio ocorreu durante a WTM Latin America, em São Paulo, consolidando o Estado como referência no turismo do vinho e reconhecendo o trabalho integrado entre poder público, iniciativa privada e produtores.

A conquista chega em um momento de forte crescimento do segmento. Somente em 2025, o enoturismo gaúcho registrou aumento de 57,8% na comercialização de experiências, com mais de 71 mil tickets vendidos e ticket médio de R$ 510, evidenciando a consolidação do setor como produto turístico estruturado e de alto valor agregado.

Bento Gonçalves no centro desse reconhecimento

Dentro desse cenário de destaque nacional, Bento Gonçalves reafirma seu papel como protagonista, sendo reconhecida como a Capital Brasileira do Vinho. A cidade é o principal destino enoturístico do país, reunindo tradição, qualidade produtiva e experiências que conectam cultura, gastronomia e identidade local.

Com vinícolas e roteiros consolidados, como o Vale dos Vinhedos — primeiro do Brasil com Denominação de Origem — o município oferece ao visitante uma imersão completa no universo do vinho, aliando paisagens únicas, hospitalidade e herança da imigração italiana.

Experiência, cultura e desenvolvimento regional

O reconhecimento nacional também evidencia a força do enoturismo como vetor de desenvolvimento econômico. Atualmente, cerca de 79% dos visitantes que consomem experiências enoturísticas no Estado são de fora do Rio Grande do Sul, demonstrando o alcance e a atratividade do destino em nível nacional.

Mais do que visitas a vinícolas, o enoturismo gaúcho — com Bento Gonçalves em destaque — oferece experiências completas que envolvem:

Vivências nos parreirais
Degustações orientadas
Gastronomia típica
Eventos culturais e tradicionais
Conexão com o território e suas histórias
Um reconhecimento coletivo

A premiação reforça o posicionamento do Rio Grande do Sul como referência no turismo do vinho e evidencia uma construção coletiva que envolve toda a cadeia produtiva.

Para Bento Gonçalves, o título representa mais do que um reconhecimento: é a confirmação de sua identidade como destino líder no enoturismo brasileiro, impulsionando ainda mais sua visibilidade no cenário nacional e internacional.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Bento Gonçalves integra promoção do Rio Grande do Sul na WTM Latin America 2026 em São Paulo


Bento Gonçalves participa da WTM Latin America 2026, uma das principais feiras internacionais do setor de turismo, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo. A participação ocorre por meio do estande da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (SETUR/RS), que reúne destinos e empreendimentos de diversas regiões gaúchas em uma ação integrada de promoção turística.
Coordenado pela SETUR, o espaço gaúcho conta com mais de 60 expositores e uma estrutura estratégica no centro do pavilhão, consolidando o Estado como um dos grandes protagonistas do evento.


Promoção estratégica e posicionamento de mercado
A WTM Latin America é reconhecida como o principal evento B2B de turismo da América Latina, reunindo profissionais, operadores, agentes de viagens e compradores qualificados de diversos países, sendo uma plataforma fundamental para geração de negócios e fortalecimento de destinos.
Nesse contexto, a participação de Bento Gonçalves reforça sua estratégia de posicionamento como destino turístico competitivo e estruturado, ampliando a visibilidade junto ao mercado nacional e internacional. Integrando o estande do Rio Grande do Sul, o município apresenta seus principais atrativos, com destaque para o enoturismo, com harmonização de vinhos, a cultura e o calendário de eventos.


Geração de negócios e fortalecimento institucional

A participação na WTM também representa uma oportunidade estratégica para a geração de negócios, criação de parcerias e ampliação da comercialização de destinos turísticos. O evento reúne milhares de profissionais do setor, promovendo networking e acesso direto a mercados emissores relevantes, como o estado de São Paulo — principal origem de turistas para o Rio Grande do Sul.
Ao integrar o estande da SETUR/RS, Bento Gonçalves fortalece sua presença institucional e reafirma seu protagonismo no turismo brasileiro, contribuindo para a promoção conjunta do destino Serra Gaúcha e consolidando sua imagem como referência em experiências autênticas e de alta qualidade.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Secretaria de Turismo participa da 40ª UGART em Porto Alegre

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves marcou presença na 40ª edição da UGART – Feira de Negócios Turísticos, realizada nos dias 9 e 10 de abril de 2026, em Porto Alegre (RS), um dos principais encontros do setor no Sul do Brasil.

Durante o evento, o município esteve representado no estande da SETUR – Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, fortalecendo a promoção integrada do destino e ampliando sua visibilidade junto a agentes de viagens, operadoras e demais profissionais do trade turístico.

Consolidada como um importante espaço de relacionamento e geração de negócios, a UGART reuniu milhares de profissionais em uma programação voltada à capacitação, troca de experiências e apresentação de tendências do turismo. A participação de Bento Gonçalves nesse contexto reforça o posicionamento do destino como referência nacional, especialmente nos segmentos de enoturismo, cultura e gastronomia.

Ao integrar o estande da SETUR, o município teve a oportunidade de divulgar seus principais atrativos, fortalecer parcerias estratégicas e estreitar vínculos com o mercado, ampliando possibilidades de comercialização e promoção do destino.

Considerada uma das principais feiras B2B do turismo no Sul do país, a UGART reúne expositores de diversos segmentos, como meios de hospedagem, companhias aéreas, operadoras e destinos turísticos, promovendo um ambiente propício para negócios e inovação.

A participação da Secretaria de Turismo reforça a estratégia contínua de promoção de Bento Gonçalves, baseada na valorização de suas experiências autênticas, no fortalecimento do relacionamento com o trade e na consolidação do município como um dos destinos mais desejados do Brasil.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Fundaparque inaugura novo pórtico

A inauguração do novo pórtico da Fundaparque, realizada na tarde de terça-feira (7), marca um importante avanço na infraestrutura de eventos de Bento Gonçalves, reforçando o posicionamento do município como referência nacional no turismo de negócios e grandes feiras.
O investimentoi foi viabilizado por entidades como CIC-BG, Sindmóveis e Movergs, a nova estrutura representa a união de esforços da iniciativa privada em prol do desenvolvimento regional. O projeto, assinado pela arquiteta Adriana Peccin, combina estética contemporânea e elementos simbólicos das identidades locais, como as tradições moveleira e vitivinícola.
Mais do que um marco arquitetônico, o pórtico traz inovação tecnológica ao acesso do parque. Entre os destaques estão as cancelas automatizadas, sistemas de leitura de placas por câmeras e terminais de autoatendimento para pagamento de estacionamento, garantindo mais agilidade, segurança e praticidade para visitantes e expositores.
A entrega simboliza um novo momento para a Fundaparque, elevando o padrão de recepção e qualificando a experiência de quem participa dos grandes eventos realizados no local, como feiras e festivais que movimentam a economia e o turismo da Serra Gaúcha. Nesse contexto, o novo pórtico se consolida não apenas como um acesso físico, mas como um símbolo de modernização, acolhimento e projeção futura para Bento Gonçalves.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Vale dos Vinhedos apresenta nova marca e reposiciona identidade do destino

O Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do Brasil, inicia uma nova etapa de sua trajetória com o lançamento de sua nova marca. Mais do que uma atualização visual, o rebranding representa a maturidade de um território construído coletivamente ao longo de décadas, consolidando sua identidade e projetando o futuro do destino.

Formado pela integração entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale passa a adotar uma comunicação mais clara, unificada e estratégica, reforçando a percepção do território como um destino único e organizado. A proposta busca fortalecer a conexão entre vinho, gastronomia, cultura, natureza e experiências turísticas, ampliando a leitura do Vale como um ecossistema integrado.

Inspirado no conceito de “território moldado pelo vinho”, o novo posicionamento traduz a essência da região: um lugar onde tradição e inovação convivem, onde o saber-fazer é transmitido entre gerações e onde o vinho está presente na paisagem, na hospitalidade e no cotidiano.

A identidade visual acompanha esse movimento estratégico. O novo símbolo foi concebido para representar a diversidade dos vinhos, a união dos municípios e o eixo que conecta o território como um todo, trazendo significados em camadas e reforçando a profundidade cultural do Vale. A paleta de cores remete aos tons do vinho e aos elementos naturais, como os vinhedos e o céu, enquanto as texturas ampliam a expressão de origem, continuidade e pertencimento.

Mais do que orientar a comunicação, a nova marca estabelece uma base comum para o desenvolvimento do destino, qualificando a experiência do visitante e incentivando a permanência, a circulação e a vivência mais profunda do território.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Bento Gonçalves conta com espaços Pet-Friendly

Viajar é ainda melhor quando podemos compartilhar momentos especiais com quem faz parte da família — inclusive os pets. Em Bento Gonçalves, a hospitalidade vai além das pessoas e abraça também os animais de estimação, com diversos empreendimentos preparados para receber visitantes acompanhados de seus companheiros de quatro patas.

Espalhados por diferentes roteiros turísticos do município, especialmente no Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e regiões rurais, os espaços pet friendly oferecem experiências que unem natureza, gastronomia, enoturismo e bem-estar. Muitos locais disponibilizam áreas externas amplas, jardins, terraços e espaços ao ar livre ideais para a circulação dos pets, garantindo conforto e segurança durante a visita.

Entre as opções, estão vinícolas, cafés, restaurantes, meios de hospedagem e atrativos turísticos que permitem a presença de animais, principalmente em áreas abertas, proporcionando momentos de lazer e convivência em meio às belas paisagens da Serra Gaúcha.
Há vários empreendimentos que integram essa proposta acolhedora, reforçando o posicionamento de Bento Gonçalves como um destino cada vez mais inclusivo e alinhado às tendências contemporâneas do turismo.

Além da estrutura física, o atendimento personalizado e o cuidado com os detalhes tornam a experiência ainda mais especial para tutores e seus pets. É importante destacar que cada local possui suas próprias regras de convivência, sendo recomendável verificar previamente as orientações específicas de cada empreendimento.
Seja para um passeio descontraído, uma degustação de vinhos, um café da tarde ou uma estadia completa, Bento Gonçalves convida você a viver experiências inesquecíveis ao lado do seu melhor amigo.


Acesse https://bento.tur.br/empreendimentos-pet-friendly/ e confira todos os espaços pet-friendly de Bento Gonçalves.

Fonte: Comunicação/SEMTUR.

Alternar para modo claro/escuro