Menu fechado

Categoria: Publicações

festa

Mumuzinho confirma presença na Festa Nacional da Música

mumuzinho

Em outubro, o maior encontro musical da América Latina desembarca em Bento Gonçalves. A 14ª edição da Festa Nacional da Música reúne dezenas de atividades artísticas que movimentarão a comunidade de 21 a 24 de outubro. Mais uma atração está confirmada: o cantor Mumuzinho, vencedor do Show dos Famosos do Domingão do Faustão.

Quase 60 talentos da música brasileira também participarão. São alguns deles: Vitor Kley, Fundo de Quintal, Banda Eva, Dodo e Pixote, Sá (da dupla Sá e Guarabyra), Michael Sullivan, Nando Cordel, entre outros. No palco Rock, Detonautas, Fevers e Barão Vermelho serão algumas das atrações. E para conservar a tradição gaúcha sobem no palco especial Berenice Azambuja, Daniel Torres, Tatiéle Bueno e Tchê Guri.

Paralelo ao evento, o Festival de Promessas – considerado uma das maiores celebrações da música cristã – traz grandes nomes do gênero dia 21, a partir das 13h, na Rua Coberta.  O espetáculo será conduzido pelo cantor e apresentador Fabinho Vargas, com a participação já confirmada de Ton Carfi, Anayle Sullivan, Preto no Branco, Daniela Araújo, Eli Soares, Willy Gregory e Davi e Verônica Sacer. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível.

Na programação geral, palestras, Jam Sessions, projetos e atividades em escolas da rede municipal com o coreógrafo Carlinhos de Jesus, além do espaço Ecad, que discutirá assuntos relacionados aos direitos autorais.

Neste ano, o evento se dividirá em duas etapas: uma será realizada na capital Porto Alegre, de 11 a 18 de outubro, e se chamará Cidade da Música, e a outra será na Serra Gaúcha, de 21 a 24 do mesmo mês.

A 14ª edição da Festa Nacional da Música conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. A programação completa está disponível no www.festanacionaldamusica.com.br.

Assessoria de Comunicação Social 

mercado_de_rua

Mercado de Rua alusivo ao Dia dos Pais

O Mercado de Rua traz para a Rua Coberta, no próximo dia 11, a sua décima edição que vai ser alusiva ao Dia dos Pais. Sendo uma das atrações culturais mais interessantes da município, o evento traz de 40 a 50 marcas diferentes de produtos autorais: design, moda, gastronomia, decoração, acessórios, artes visuais e plásticas, antiguidades e muito mais.

São diversas opções de presentes alternativos e cheios de propósito que promovem o relacionamento direto entre o consumidor e produtor, além de incentivar a sustentabilidade em um ambiente cultural agradável para passar o dia, embalado por boas músicas e gastronomia.

mercado_de_rua

Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Mercado de Rua

AVIRRP

Turismo expõe na AVIRRP

A Secretaria Municipal de Turismo participou de mais uma feira voltada ao ramo. A 22ª edição da Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), realizada em São Paulo nos últimos dias 3 e 4 de agosto, registrou mais de 5 mil visitantes, entre operadores e agentes de viagens provindos de quase 50 cidades do país, autoridades, imprensa, e público da região.

Bento Gonçalves, representadas pelas turismólogas Denise Holleben e Isamara Buhl, expôs em um estande da Serra Gaúcha cooperado junto com os municípios da Canela, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis, divulgando seus atrativos por meio de material promocional e produtos da região.

“O turista compra a região da Serra Gaúcha como um todo, um pacote. São Paulo é um grande emissor de turistas. Dentro do perfil do turista, São Paulo é terceiro pólo emissivo de turistas para Bento, ficando atrás do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, destacou a turismóloga Denise.

A feira reuniu 327 marcas representadas, em estandes cooperados ou multimarcas, divididas entre destinos, companhias aéreas, receptivos, armadoras, operadoras e outros serviços. Ao todo foram 117 estandes nesta edição.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Semtur

Dia dos Pais

Feira especial do Dia dos Pais

Dia dos Pais

Entre os dias 6 e 11 de agosto, a Secretaria de Turismo realiza a Feira de Artesanato do Dia dos Pais, na Via del Vino, nos turnos da manhã e tarde, e no sábado, 11, também o Brique Colonial, das 8h às 17h.

As feiras, já tradicionais na cidade, trazem opções de artesanato regional e temático, pães, cucas, geléias, sucos de uva, grostoli, entre outros sabores caseiros das agroindústrias familiares. Ambas ocuparão os mesmos espaços e os produtos serão comercializados conjuntamente.

Os eventos são promovidos pela Secretaria de Turismo com apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura.

 

Assessoria de Comunicação Social

pipa

Pesquisa de demanda turística mostra o perfil do turista que passa pela Capital do Vinho

demanda turisticaOs costumes e tradições enraizados nas pessoas e até mesmo nas paisagens, não deixam dúvidas de que Bento Gonçalves atrai milhões de turistas durante todo o ano e em qualquer estação. Uma pesquisa realizada nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) identificou o perfil do turista que passa pela Capital do Vinho.

Os dados indicam que 486.372 pessoas visitaram o município no primeiro semestre deste ano. Destes, 47% são vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (16%), Santa Catarina (11%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Os motivos da viagem revelam que a maioria deles vem a lazer, correspondendo a 96%, e são casais sem filhos (35%), seguido de vindas em família (27%) e em amigos (20%).

As estatísticas apontam também o Vale dos Vinhedos como o roteiro mais procurado, com 124.931 visitas, na sequência vem o Caminhos de Pedra (37.520), Vale do Rio das Antas (29.958), Encantos da Eulália (10.584) e Cantinas Históricas (10.382), porém em abrangência municipal os atrativos urbanos se destacam, com 272.997 visitantes.

Os meses de maior fluxo foram durante a programação do Inverno de Sensações, de julho a setembro; Dia do Vinho, maio a junho; Retratos de Outono, de março a maio; Doce Páscoa; e Estação Vindima, de janeiro a março, respectivamente. “O período do inverno, que coincide com o recesso escolar, é considerado a alta temporada, justamente pela ótima combinação do frio e um bom vinho”, observa o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

A Semtur registrou também que 37% buscaram informações sobre o Município no Trip Advisor, 21% já conheciam e retornaram, e 15% através de divulgação em revistas, e os demais por amigos ou em outros meios de comunicação.

Outra análise, feita de 1° a 10 de julho, mostra o que motivou a vinda desses turistas. Segundo o levantamento, 58% foram atraídos pelas inúmeras vinícolas e vinhedos que compõem o cenário de Bento. “O pórtico de entrada da cidade em forma de barril não deixa dúvida de que a bebida é um atrativo irresistível”, afirma o gestor.

 

Assessoria de Comunicação de Social
Foto: Jaqueline Milani

Festival Via del Vino

Festival Via del Vino, no dia 12, é cancelado

Festival Via del VinoPor solicitação das entidades representativas do comércio local, o Festival Via Del Vino, que foi transferido para 12 de maio devido às condições climáticas do último sábado, foi cancelado. A nova data está sendo estudada e será anunciada nos próximos dias.

Conforme o secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, que faz parte da organização do evento, tal fato se dá devido ao dia 12 ser véspera do Dia das Mães, uma das principais datas para o comércio. “Estamos atendendo uma reivindicação das entidades representativas do comércio, que são nossos grandes parceiros. Como este Festival está sendo feito para a comunidade, contamos com a manutenção desta parceria. O diálogo e o entendimento de todos são essenciais para o sucesso do evento”, enfatiza.

O Festival Via Del Vino é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e da Cultura, com apoio da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. Conta com a parceria do Sindilojas, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), CDL, CIC, SEC-BG, ExpoBento e imprensa local.

 

Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SEMTUR

Festival Via del Vino

Festival Via Del Vino provoca alterações no trânsito

Festival Via del VinoAtrações culturais, vinícolas, gastronomia e comércio local marcam a 1ª edição do Festival Via Del Vino: Uma Noite de Clássicos, que ocorre neste sábado, 21, a partir das 17h30. A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), comunica que em virtude do evento, o trânsito na área central estará interrompido a partir das 14h, nas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Cândido Costa e Saldanha Marinho.

Os bloqueios se darão da seguinte forma: Marechal Deodoro estará interditada entre a Saldanha Marinho e a Dr. Montaury; a Marechal Floriano entre a General Osório e a Saldanha; e a Saldanha Marinho entre a Ramiro Barcelos e a Barão do Rio Branco. Os acessos a Cândido Costa e a Dr. Montaury também estarão bloqueados (conforme mapa). A previsão de liberação das vias é para meia-noite.

Todos os bloqueios estarão devidamente sinalizados e monitorados por Agentes de Trânsito que indicarão as rotas alternativas. De acordo com o coordenador de Políticas Públicas, Gilberto Rosa, “durante o evento, a General Osório inverterá seu sentido, entre a Marechal Floriano e a Ramiro Barcelos. Os condutores poderão subir pela via e converter à esquerda na Ramiro Barcelos. As demais rotas podem ser observadas no mapa. Os motoristas devem ficar atentos às alterações e ter cuidado ao transitar pelas proximidades do Festival”.

Os veículos de emergência terão três rotas de acesso ao Hospital Tacchini: pela Rua Assis Brasil/José Mário Mônaco; Treze de Maio/Júlio de Castilhos/ José Mário Mônaco; ou Rua Treze de Maio/General Osório/ José Mário Mônaco.

Confira também as mudanças nos pontos de táxi:
– Rua Marechal Deodoro será deslocado para a rua Barão do Rio Branco.
– Rua Cândido Costa será deslocado para a frente do SESC.
– Rua General Osório será deslocado para a frente da farmácia Tachimed.

 

Assessoria de Comunicação Social

Brique colonial

Brique Colonial – participação de produtores coloniais e agroindustriais

Brique colonialO encontro realizado mensalmente, sempre no segundo sábado do mês, em abril ocorre no sábado, 14, e tem por objetivo valorizar a cultura local e oportunizar aos pequenos agricultores e artesãos, a comercialização de artesanato típico regional, cucas, pães e biscoitos caseiros, grostolis, geleias entre outros.

Neste sábado, está prevista a participação de artesãos da Casa do Artesão, representantes da Fórum Social da Economia Solidária – Fecosol, Cantina Benta e demais produtores agroindustriais do Município.

O evento, promovido pela Secretária de Turismo de Bento Gonçalves, tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, Fórum Social da Economia Solidária – Fecosol.

 

Brique Colonial:
– Feira de artesanato
– Feira de Produtos Agroindustriais do projeto ‘Selo Sabor de Bento’

 

 Produtos comercializados:
– suco de uva
– biscoito caseiro
– geleia caseira
– artesanato típico regional
– queijos e embutidos (inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM)

 

SERVIÇO:
Dia: 14 de abril, sábado.
Local: Via del Vino –  8h às 17h
(Em caso de mau tempo, o evento será cancelado)

 

Fonte: Atuaserra
Foto: Divulgação

Palestra

Palestra Marketing Digital

Palestra

A Secretaria de Turismo promove na próxima terça-feira, 17 de abril, uma palestra voltada ao mundo do Marketing Digital, ministrada pelo sócio e diretor de Atendimento de agência de publicidade e propaganda em São Leopoldo, Maicon Adams. O encontro ocorre na Casa das Artes, às 19h30.
O conteúdo consiste em tendências de mercado e estratégias eficazes para empreendedores que desejam destacar seu negócio por meio da internet.
A entrada é uma doação de fraldas geriátricas tamanho M ou G, que serão destinadas a entidades socioassistenciais do Município. A palestra conta com apoio da Fundação Casa das Artes. Mais informações pelo telefone (54) 3055-7130.

 

Programação
– Apoio ao empreendedor na estrutura do Marketing Digital;
– Elementos fundamentais de divulgação, ampliando a visibilidade do negócio, conquistando mais clientes;
– Noções para iniciar um negócio através de e-mail Marketing e Mídias Sociais.

 

Sobre o palestrante
Maicon Adams é Analista de Métricas e especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais. Há 11 anos, trabalha com propaganda e marketing, sempre buscando resultados focados no aumento das vendas e visibilidade da marca de seus clientes.

Verrine

Receita Verrine de Páscoa

Mais uma oficina promovida pela Secretaria de Turismo, em parceria com o Senac, chamou a atenção de quem passou pela Via Del Vino nesta quarta-feira, 28. A programação da Doce Páscoa trouxe gratuitamente a Oficina Verrine de Páscoa à região central da cidade.

Nesta sexta-feira, 30, a noite finaliza com a apresentação do Coral da Abraçaí, às 18h.

A 5ª edição da Doce Páscoa conta também com o apoio de entidades ligadas ao setor. O evento apresenta, ainda, uma série de atrações nos roteiros e empreendimentos turísticos, que está disponível em http://bento.tur.br/.

 

Receita

Ingredientes:

Creme branco
1 lata de leite condensado
800 ml de leite
4 gemas
3 colheres de amido de milho
1 colher de manteiga
1 colher de sopa de essência de baunilha
200 gramas de chocolate branco picado finamente

Ganache
500 gramas de chocolate meio amargo
400 gramas de creme de leite
500 ml de rum ou outra bebida de sua preferência

Recheio: 2 bandejas de morango cortados em 4 partes

Crumble de Castanha
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
300 gramas de farinha de trigo
100 gramas de castanha de caju moída

 

Modo de preparo:

Creme
Em uma panela coloque o leite condensado, as gemas, o amido, a manteiga, o leite, deixe ferver até engrossar e ficar um creme aveludado, desligue, adicione a essência de baunilha, retire da panela e transfira para um recipiente de vidro, adicione então o chocolate branco picado e misture bem para que derreta bem o chocolate, reserve.

Ganache: Derreta o chocolate em banho Maria, adicione o creme de leite, misture bem, junto o rum e reserve.

Crumble: Com a ponta dos dedos faça uma farofa com a farinha e manteiga bem gelada, quando estiver formando uma areia, junto o açúcar e a castanha moída. Espalhe em uma forma toda a farofa e leve para assar no forno por 20 minutos a 180°C ou até dourar bem, reserve.

Montagem: em uma taça despeje metade do creme branco, os morangos picados, o restante do creme. Leve para gelar para firmar o verrine. Apenas na hora de servir coloque por cima o crumble.

 

Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ Semtur

Alternar para modo claro/escuro